2016/08/19

AMD promete CPUs Zen que superam os Intel Broadwell-E


A guerra dos CPUs tem estado relativamente calma nos últimos anos, com a Intel a dominar no segmento de alto desempenho e a AMD a disponibilizar CPUs interessantes para os segmentos mais económicos. Algo que poderá finalmente mudar com a chegada dos novos CPUs Zen, que poderão superar os Core i7 da Intel.

A AMD está a preparar uma nova arquitectura "Zen" para os seus CPUs, e numa demonstração de rendering no Blender, este seu CPU superou um Intel Broadwell-E octa-core, à mesma frequência.

Esta nova arquitectura vem corrigir algumas das opções feitas por altura dos primeiros CPUs da série Bulldozer, como o "clustered multithreading" e caches com velocidade reduzida, agora apostando em seguir o mesmo tipo de táctica usada pela Intel, como o SMT (simultaneous multithreading) e toda uma estrutura de caches renovada.


O resultado traduzir-se-á com uma melhoria de 40% no número de instruções por ciclo face aos CPUs da série "Excavator" sem acréscimo do consumo de energia. E também ajudará que estes Zen serão fabricados em 14nm FinFET (quando a série anterior estava limitada aos 28nm).

Agora o grande segredo é saber a que frequências é que estes CPUs Zen chegarão ao mercado, coisa que só acontecerá em 2017. No entanto, alguns leaks já mostraram que uma das amostras de desenvolvimento estava a funcionar a 2.8/3.2GHz, o que faz crescer as expectativas de que as versões de produção final terão velocidades bem superiores.

Já era tempo da "guerra" aquecer no campo dos CPUs... mas é também de imaginar que a Intel, que nos últimos ano se tem limitado a gerir a sua vantagem de forma táctica, tenha também alguns trunfos guardados para dar resposta a esta nova ofensiva da AMD. Vamos lá ver o que dali sai - mas para quem estiver a pensar montar uma nova máquina para o início de 2017, será aconselhável aguardar até que estes Zen mostrem o que valem.

2 comentários:

  1. Você tá dizendo que pode superar, pode sim😉, mas q fique claro a Amd não disse isso. Ela apenas mostrou o Zen vencendo de um 6900 a 3.0ghz no downclock. Não quer dizer que ele vai ter a mesma performance em 4ghz, que é o normal do 6900. De qlqr forma um bom processador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que se saiba a AMD não revelou o modelo do CPU intel utilizado. Sabe-se apenas que tem 8 núcleos com o clock fixo nos 3 Ghz.

      Eliminar