2016/08/23

Android vai passar a modelo de actualizações contínuas


Com a chegada do Android 7.0 Nougat, parece chegar também o início de uma nova era que apostará em actualizações contínuas em vez de grandes lançamentos de ano a ano.

O tempo em que os sistemas operativos eram lançados, e assim permaneciam (com pequenas actualizações) por vários anos, até à chegada de uma nova versão, chegaram ao fim. Com o Android Nougat, também a Google pretende aderir à moda mais recente, de olhar para o sistema operativo como um produto necessitando de evolução continuada, e onde até se tornam desaconselháveis as grandes "revoluções".

Em termos práticos, será de esperar que o Android comece a receber actualizações regulares ao longo do ano, que não se limitam a ser as habituais correcções de seguranças e bugs, mas também que vão adicionando novas funcionalidades; assim dispensando o protagonismo dos grandes lançamentos, que certamente passarão a ser reservados apenas para as grandes novidades revolucionárias (de coisas como modos VR ou outras coisas que realmente saiam do que se possa considerar "normal").

Acaba por fazer mais sentido, que o sistema operativo se vá transformando e evoluindo, tal como o mercado, os dispositivos e os utilizadores; mas continuará a ser igualmente crítico garantir que estas actualizações contínuas possam chegar à maioria dos dispositivos, independentemente da sua marca. Senão, será apenas mais um motivo para que se opte por um Nexus na altura de escolher um Android...

2 comentários:

  1. E nao é que o androide Nougat trouxe a reboque o androide M para o oneplusX...

    ResponderEliminar