2016/08/29

Cabo USB Type-C da Anker pode destruir equipamentos

Parece que nem os cabos USB Type-C de marcas de qualidade estão livres de problemas, e a Anker está à proceder à troca/reembolso de quem tiver comprado um dos seus cabos que poderá danificar os equipamentos.

Os períodos de transição para novas tecnologias são sempre complicados, e ainda mais complicados são quando se tratam de tecnologias complexas, como é o caso do USB Type-C. Parte dessa complexidade advém da sua capacidade de negociar o nível de energia para permitir o carregamento mais rápido e de dispositivos de maior potência (como portáteis), e é precisamente aí que reside o problema deste cabo da Anker.

Quando se usa este cabo (PowerLine 3.1 Gen2 cable - model number A8185011) ) para carregar um portátil, ele pode negociar o fornecimento de 15-20V; mas se o utilizador de seguida o decidir usar para carregar um smartphone usando a mesma fonte de alimentação, o cabo mantém a voltagem já negociada anteriormente, o que poderá exceder a voltagem permitida para o smartphone ou outros dispositivos.

Não haverá grandes problemas se usarem o cabo apenas para carregar um só equipamento, ou se o desligarem e voltarem a ligar quando trocam de dispositivo, mas há sempre o risco de um simples esquecimento ou distracção poder acabar em desastre, pelo que não vale a pena arriscar. A Anker recomenda a destruição do cabo, e está a contactar os compradores que o compraram via Amazon para proceder ao reembolso ou envio de um cabo novo sem este problema.


2 comentários:

  1. Um dos vídeos sugeridos depois de ter visto esse também é muito interessante.

    https://www.youtube.com/watch?v=DMPrM0eWPbY

    Eu que tenho um Nexus 6p vou ter muito mais cuidado.

    ResponderEliminar
  2. Bem agora fiquei algo preocupado e vou repensar a utilização do carregador.

    https://www.youtube.com/watch?v=VBcjlGu4uLo

    Se um cão o roer ou pior uma criança colocar a ponta do cabo desconectada à boca enquanto está ligado à corrente....

    ResponderEliminar