2016/08/05

Dashlane e Google promovem Open YOLO para facilitar gestão de passwords


A utilização de gestores de passwords é uma das formas mais práticas de ter passwords seguras, mas a sua utilização não é tão prática quanto se desejava. O Open YOLO quer resolver essa parte da equação disponibilizando uma API aberta e standard de acesso às passwords nos diversos serviços de gestão de passwords.

Quem utiliza gestores de passwords já terá certamente constatado que há muito por fazer. Por exemplo, ao fazer login numa app, terá que saltar para o seu gestor de passwords para copiar manualmente a password respectiva. Não seria mais simples que a app pudesse fazer isso automaticamente? É essa a ideia que levou à criação do Open YOLO pela Dashlane e Google (onde YOLO se refere a "You Only Login Once").

Com esta API open-source, os serviços de gestão de passwords podem disponibilizar um acesso standard, permitindo que apps (e não só) possam interagir directamente com esses serviços, independentemente de quais forem. Para além da Dashlane praticamente todos os mais importantes já revelaram interesse em aderir ao Open YOLO, como o 1Password, LastPass, Keeper, e Keepass.

Seria uma excelente forma de tornar a utilização dos gestores de password ainda mais atractiva e fácil; e embora nesta primeira fase esteja a ser implementada para facilitar o login em apps Android, o objectivo seria expandi-la a todas as plataformas. Infelizmente, como bem sabemos, essa parte costuma ser bem mais complicada do que se desejaria, pelo que é melhor não ter grandes esperanças disso a curto prazo.


2 comentários:

  1. No LastPass já se consegue evitar o copy/paste entre o gestor de password e a aplicação.

    ResponderEliminar
  2. No LastPass já se consegue evitar o copy/paste entre o gestor de password e a aplicação.

    ResponderEliminar