2016/08/24

Google vai penalizar páginas mobile com publicidade em popup


A Google muito gosta de publicidade (é graças ao seu AdSense que chegou ao ponto em que está) mas prepara-se para penalizar as páginas mobile que usam formatos de publicidade abusivos, como os popups que tapam o conteúdo desejado.

Este tipo de publicidade "intersticial" tem estado cada vez mais em voga, surgindo como uma janela que surge, parcialmente ou completamente, sobre o conteúdo pretendido e que obriga o utilizador a fazer uma qualquer acção para conseguir chegar até onde pretende - normalmente procurando pelo "X" para fechar a janela (que nalguns casos é colocado nos sítios mais difíceis de encontrar, para dar mais trabalho).


A Google vai começar a penalizar os sites que usem este tipo de publicidade em Janeiro de 2017, mas não deixa de referir que continuarão a existir situações em que este tipo de popups será permitido.



Por exemplo, popups que surjam para efeitos da política de aceitação de cookies, ou para sistemas de verificação de idade, ou para fazer login, serão considerados perfeitamente legítimos e não serão penalizados; tal como não serão penalizados popups publicitários que ocupem apenas uma pequena parte do ecrã que não impeça o acesso ao conteúdo da página em que estão.

Vamos lá ver se esta "ameaça" da Google irá incentivar os sites a serem melhor comportados na apresentação de publicidade... senão resta sempre a opção de usar adblockers e cortar com o mal pela raiz.

3 comentários:

  1. Eish nesse sentido lá tem o Portal Sapo e seus sites de rever a sua estratégia abusiva, bem como o jornal on-line O Observador, que usam e abusam deste tipo de publicidade... Mantendo-se por vezes uns 10 a 15 segundos, e mesmo clicando na tal cruz que por vezes é difícil de se perceber, abre sempre a página do publicitário!

    ResponderEliminar
  2. Por vezes nada melhor que eliminar o elemento html que se mete entre nós e o conteúdo que queremos consultar, pena que nos dispositivos móveis ainda não há as developer tools, já me tinham dado jeito algumas vezes

    ResponderEliminar
  3. o problema maior ainda é muitas dessas publicidades serem malware ou spyware e algumas nem se conseguem fechar, abrindo outra janela de imediato com algo que somos forçados a aceitar para o pop-up desaparecer e fechar essa 2ª janela (ou reiniciar o browser e tentar fechar antes que volte a carregar, como eu tento fazer sempre)...... provavelmente virus ou trojans.....
    e pessoal menos informado ou cauteloso acaba por ficar infectado.

    ResponderEliminar