2016/08/23

Gorilla Glass 5 do Galaxy Note 7 não resiste aos riscos?

Depois das críticas apontadas ao desempenho do Note 7, também a resistência aos riscos do seu ecrã com vidro Gorilla Glass 5 está a ser posta em causa, como nos conta o nosso Luis Costa.


A cada novo modelo de smartphone, temos um teste que vem colocar em questão um qualquer aspecto relacionado com o equipamento. Muito se discute sobre o assunto, mas fica sempre a dúvida se se trata de um problema real, ou se será uma situação que está a ser empolada para capar a atenção do público e com isso recolher dividendos.

No vídeo em baixo, são efectuados vários testes, com diferentes tipos de dureza, para verificar qual a capacidade de resistência do vidro do ecrã do Galaxy Note 7 da Samsung.



Este smartphone tem um ecrã com a mais recente tecnologia Gorilla Glass, agora na sua 5ª versão, a qual deverá suportar riscos de matareis com uma dureza de 5 ou 6 na escala Mohs. No teste efectuado, um material com dureza 3 acaba por riscar o ecrã, algo que supostamente não deveria acontecer. Segundo os responsáveis da Corning, o que se vê no ecrã não é material do vidro, mas sim uma transferência do metal menos duro para o mais duro (o vidro).

A suposta maior resistência do Gorilla Glass 5 será nas quedas e não em relação aos riscos. Mesmo assim, um material de dureza 3 não deveria provocar este tipo de resultado.

Para mim, que sou uma pessoa que fica sempre com riscos no ecrã, esta questão da protecção do Gorilla Glass sempre me suou um pouco a conversa de marketing. A ver vamos o que sai desta novela.


Por: Luis Costa

2 comentários:

  1. Concordo plenamente o meu Nexus 5X nem uma semana, até virado para baixo numa caixa de plástico no aeroporto ficou com riscos.

    ResponderEliminar
  2. Normalmente se é mais resistente a riscos mais fácilmente estilhaça ao cair.
    Se é menos resistente a riscos aguenta mais fácilmente quedas que estilhaçam...

    ResponderEliminar