2016/08/09

Internet Archive ganha colecção de software do Commodore Amiga


Depois dos jogos clássicos de diversas plataformas, é agora a vez de também o Commodore Amiga ganhar uma secção que imortaliza jogos e programas que fascinaram milhões de pessoas por todo o mundo - alguns dos quais ainda hoje se poderão considerar estar "actuais".

O Commodore Amiga foi um computador que dispensa apresentações para quem por cá andou nos anos 80 e 90, e que se pode considerar ter sido uma máquina muito à frente do seu tempo. O seu hardware tinha capacidades que pareciam infindáveis, à medida que os developers iam conseguindo aproveitar os seus diversos processadores específicos de formas originais, e não será de estranhar que o mesmo tenha tomado de assalto os estúdios de produção de TV (lembram-se do Babylon 5, com gráficos gerados em Amigas?)

Agora é tempo de podermos revisitar - ou ficar a conhecer - milhares de jogos e programas clássicos do Commodore Amiga no Internet Archive.

Por lá não só podemos encontrar jogos como Bubble Bobble e R-Type, como também o Deluxe Paint e muitas e variadas demos, que na altura nos fascinavam pela competição imparável dos diferentes grupos da Demo Scene que a cada nova demo nos mostravam coisas que pareciam ser impossíveis de fazer numa máquina que, no seu modelo base, tinha apenas 512KB de RAM e um CPU a 7MHz.


... E agora deixem-me aproveitar para ouvir a música do R-Type, que tantas vezes me fez arrancar o jogo no Amiga só para isso mesmo.

6 comentários: