2016/08/22

Microsoft vai forçar actualizações acumuladas também no Windows 7 e 8.1


A Microsoft prepara-se para aplicar aos Windows 7 e 8 o sistema de actualizações acumuladas do Windows 10... e isso não inspira grande confiança, numa altura em que esse sistema - já muitas vezes criticado - acaba de mostrar os problemas que pode causar.

Com o Windows 10 os utilizadores deixam de ter a possibilidade de escolher que actualizações querem ou não fazer; e o resultado está à vista, com uma actualização que fez com que milhões de utilizadores deixassem de poder utilizar as suas webcams. Agora, em vez de regressar a um sistema de actualizações separadas como o que existia nos Windows anteriores, a opção da MS é a de fazer com que também esses passem a ter actualizações acumuladas.

A medida é explicada pela MS como sendo bastante mais simples para os utilizadores; que assim têm apenas uma única actualização para fazer - dispensando o processo tradicional de ter quer fazer centenas de actualizações independentes. Mas, o caso das webcams no Windows 10 vem também revelar os perigos de se agruparem todas as actualizações num só pacote, impedindo que os utilizadores possam optar por não instalar (ou desinstalar) uma delas, que pudesse causar problemas no seu computador.

Seja como for, esta vantagem que o Windows 7/8.1 tinha face ao Windows 10 vai desaparecer, pois a partir de Outubro, esses Windows (e também o Windows Server 2008 R2, Windows Server 2012, e Windows Server 2012 R2) passarão a receber actualizações acumuladas a cada mês, contendo todas as actualizações anteriores, quer as quisessem quer não.


7 comentários:

  1. Fuck. Bem, por essa altura acho que já vou conseguir dar o salto para Linux.

    ResponderEliminar
  2. A solução para isto é algo que faço desde que me conheço: logo após instalação desligo os updates (no caso do Windows 10 até desliguei o serviço do Windows Update). Problema resolvido, nunca mais há chatices... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditas mesmo nisso? Vulnerabilidades e resolução das mesmas, diz-te alguma coisa ou o PC não está sequer online?

      Eliminar
    2. É um perigo ter um Windows sem patches. Os updates trazem mais benefícios ao longo do tempo que desvantagens. Prefiro ter um sistema seguro que uma webcam a funcionar. É raro usá-la para seja o que for.

      Eliminar
  3. acho interessante essa noção de segurança, ter updates desactivados...

    ResponderEliminar
  4. Pois se lançarem um SP2 incluindo o IE 11, DotNet 3.x e 4.x quase ninguém usaria o Windows 10.

    ResponderEliminar