2016/08/22

Netgear Orbi é um router com repetidor WiFi incluído


O WiFi já se tornou em algo fundamental em nossas casas, mas invariavelmente deparamos-nos com o problema do sinal WiFi não chegar convenientemente a todo o lado. O Orbi da Netgear quer resolver o problema, trazendo um módulo repetidor que permitirá ampliar a cobertura do sinal de forma inteligente.

Repetidores WiFi há muitos, e muitas vezes podemos até usar um router mais antigo como hotspot repetidor para melhorar a cobertura da rede WiFi nas áreas onde o sinal esteja mais fraco. O problema é que a "repetição" do sinal WiFi faz com que a velocidade passe para cerca de metade, o que poderá ser crítico nos casos em que se quer o máximo desempenho.

O Netgear Orbi recorre a uma táctica mais engenhosa, pois utiliza um sistema tri-band (WiFi ac até 3Gbps), nos quais uma das bandas é reservada para funcionar como canal de ligação entre o router principal e o módulo repetidor. Assim, os utilizadores continuam a ter acesso ao desempenho total da sua rede WiFi, sem preocupações com o sistema de repetição estar a roubar largura de banda.

O módulo repetidor também tem uma curiosidade interessante que ajudará os utilizadores a encontrar o local ideal para o colocarem. O seu topo iluminado pode apresentar diferentes cores que sinalizam se o módulo está num local com bom sinal de rede, sinal de rede médio, ou sem sinal. Assim, em vez de necessitarem fazer testes e mais testes, podem simplesmente ir passeando com o repetidos pela casa, até descobrirem um local que expanda o alcance e tenha a cor desejada.


(Em alternativa, podem sempre recorrer aos módulos powerline com WiFi, que também são uma excelente opção. :)

5 comentários:

  1. Verifica-se o problema da redução de largura de banda com os módulos PowerLine?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, porque está a usar a rede eléctrica e não o canal WiFi usado para os utilizadores.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Dentro de uma gama de preços mais moderada, tipo até 100 ou 150 euros, qual seria o melhor router wi-fi que anda pelo mercado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos TP-Link costumas ter excelentes opções a custo bastante reduzido. :)

      Eliminar