2016/08/12

Notícias do dia

Quando se deve recarregar o smartphone; a Google diz adeus ao Google+ na Play Store; o Adblock Plus já bloqueia publicidade anti-adblocker do Facebook; hackers conseguem entrar em praticamente qualquer VW dos últimos 20 anos; e o Reino Unido prolonga direitos de autor de objectos e impede a sua impressão 3D.

Esta semana estamos a oferecer um suporte para smartphones (não deixes de responder à pergunta de hoje) e já de seguida, as notícias do dia.

Tribunal mantém decisão de que ISP é responsável pelos downloads ilegais dos clientes


A BMG conseguiu uma enorme vitória, ao fazer com que um operador de internet - Cox -  fosse considerado culpado pelos downloads ilegais de música feitos pelos seus clientes, obrigando o operador a pagar 25 milhões de dólares pelos ditos downloads.

É uma decisão que contraria o princípio que tem protegido os operadores das potenciais más práticas e ilegalidades que sejam cometidas pelos seus clientes, e que vem abrir as portas para que as entidades anti-pirataria se comecem a virar para os operadores em busca de dinheiro fácil (e, ao mesmo tempo, obrigando a que eles se tornem em "polícias" que controlem tudo o que os seus utilizadores fizerem.)


Casal do Kansas processa empresa de geolocalização por IPs



Obter a localização aproximada de um endereço IP pode ser algo desejável, mas não se por acaso viverem no centro dos EUA e se tornarem no ponto central que é indicado sempre que um IP não tiver localização atribuída. É isso que tem acontecido a um casal, que frequentemente vê surgirem-lhe à porta as autoridades, assim como cidadãos comuns, em busca de equipamentos que lhes foram roubados, ou para investigar potenciais ligações a crimes.

Uma situação que agora levou a um processo contra a empresa que tinha definido o seu endereço como endereço "default", mas que potencialmente não será paga suficiente para todas as chatices por que já passaram (e certamente continuarão a passar durante mais alguns anos - mesmo esse ponto geográfico já tendo sido mudado para o centro de um lago para evitar mais chatices... para quem utilizar mapas actualizados.)


MIT cria linguagem que acelera simulações de materiais



Programar sistemas para simulações de materiais ou estruturais é algo que pode ser bastante trabalhoso, mas uma equipa do MIT, em conjunto com investigadores de outras universidades, criou uma nova linguagem chamada Simit que poderá acelerar o processo consideravelmente.

Com esta nova linguagem, não só é possível reduzir em cerca de 90% o código que se tem que escrever, como a própria simulação pode ser feita com um desempenho 200x superior ao habitual. E as implicações não se limitam apenas ao cálculo de simulações de material, estando a ser explorada a sua aplicação a muitas outras áreas, como machine learning, robótica, etc.


Rússia multa Google em $6.8 milhões por Android favorecer os seus próprios serviços



As queixas contra o "domínio" do Android vão surgindo um pouco por todo o lado, e na Rússia isso já valeu uma multa de 6.8 milhões de dólares por considerarem que a plataforma favorece os próprios serviços da Google em detrimento dos seus concorrentes.

Se é certo que o valor acaba por ser simbólico, mais problemático será pensar que isto pode ser apenas um pequeno primeiro passo que será seguido por muitos mais processos, multas e exigências, com consequências que por agora serão difíceis de prever.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)