2016/08/22

Notícias do dia

Actualização do Windows 10 deixa milhões sem webcams e a MS prepara-se para usar o mesmo sistema de actualizações acumuladas também no Windows 7 e 8; novas baterias de lítio prometem o dobro da autonomia para 2017; como foi criado o genérico de Stranger Things ao estilo anos 80; o Raspberry Pi 3 pode arrancar de discos USB ou via Ethernet; e o Massachusetts vai taxar a Uber para subsidiar táxis tradicionais.

Seguem-se as notícias do dia, mas antes não deixes de responder à última pergunta do passatempo que te poderá dar um power bank da Xiaomi.

Sony prepara nova PS4 compacta?



Já se sabia que a Sony nos ia fazer chegar uma nova PlayStation 4 mais potente para lidar com os jogos VR e em resolução 4K, mas parece que para além dessa também teremos direito a uma nova PS4 de tamanho mais compacto, acompanhando a Xbox One S lançada pela Microsoft recentemente.

As fotos foram reveladas na internet por um utilizador do Twitter - que já prometeu que iria também publicar fotos do seu "tear down" para mostrar o que tem no seu interior. Mas... o que queremos mesmo é ver a PS4 mais potente - embora isto signifique também que a era das consolas chegou ao fim, e daqui para a frente nos arriscamos a ter consolas "actualizadas" todos os anos... e que para todos os efeitos as transformam em PCs, em que os jogos também terão que lidar com um número crescente de versões com capacidades diferentes.


Ransomware quadruplicou no último ano



O ransomware é uma das coisas mais assustadoras que pode acontecer a qualquer pessoa, e não ajuda que existam cada vez mais atacantes a usá-lo como forma fácil de ganhar dinheiro. O número de ataques quadruplicou em apenas um ano, e o ransomware vai expandindo o tipo de alvos que afecta - agora encriptando não só fotos e tipos de documentos populares, como até ficheiros de jogos (e até usando temas populares como o Pokémon!)

Como sempre, a melhor coisa a fazer é assumir que também vos poderá acontecer a qualquer momento, e como tal, tratar de ter os backups em dia (e em segurança).


Tecnologia já domina o mundo... na bolsa



O artigo é sobre a economia das startups e empresas "unicórnio", mas há uma imagem em particular que se torna reveladora sobre o rumo que as coisas têm tomado nas últimas décadas. Se até 2011 era habitual ver as empresas petrolíferas a ocupar o topo do valor de mercado na bolsa, com a intromissão ocasional da Microsoft lá pelo meio, actualmente as cinco primeiras posições são todas de empresas tecnológicas, que relegaram as petrolíferas para lugares mais abaixo.

E em primeiro lugar está a Apple... que poderá atribuir esta sua nova era a um pequeno aparelho chamado iPhone... (se isto não é prova de que realmente mudou o mundo, não sei o que o será.)


Novo tarifário da T-Mobile poderá violar neutralidade da net



O novo plano "ilimitado" da T-Mobile é uma aberração e nos EUA já começam as preocupações de que este tarifário poderá violar as leis da neutralidade da net, ao cobrar extra para que os utilizadores tenham acesso a vídeos de alta-qualidade: o tarifário aplica automaticamente a redução de qualidade e resolução nos vídeos, a não ser que paguem mais $25 por mês.

Por cá ainda vamos na primeira fase, dos tarifários que "oferecem" o tráfego de certas apps, mas é inevitável que também se chegue a este ponto da T-Mobile. Resta-nos esperar que nessa altura a ANACOM se faça finalmente ouvir quanto a estas questões, já que até ao momento não parece estar muito preocupada com a discriminação dos dados...


Curtas do dia


Resumo da Madrugada





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)