2016/08/24

Notícias do dia

A Tesla anunciou o Model S P100D com autonomia para mais de 600km; a Vodafone lança novo router com WiFi gigabit (e sobe mensalidades); o Pokémon Go já perdeu 10 milhões de jogadores; Sony revela que equipamentos vão receber o Android 7.0 Nougat; e o Android vai adoptar o modelo de actualizações contínuas.

Antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que esta semana estamos a oferecer um smartphone ZenFone Max no Apps do Android, e que o nosso meeting mensal é já este sábado (para marcar o fim de férias em grande estilo).


iPhones 6/6 Plus enfrentam problema no ecrã e touchscreen?



Parece que os iPhones se preparam para enfrentar um novo "touchgate", seguindo a tradição do antena-gate e bend-gate (e na verdade, parece-me que o problema também poderá estar relacionado com o bend-gate). Aparentemente, são cada vez mais as empresas de reparação que se deparam com iPhones 6/6S que apresentam umas "interferências" no topo do ecrã e que deixam de reagir aos toques.

Segundo os técnicos, este problema não está no ecrã mas sim no chip responsável pela gestão do touchscreen - mas há utilizadores que também referem que este problema deixa de acontecer quando fazem pressão para "dobrar" o iPhone, o que poderá indicar que tenha sido essa a origem do problema.) Algumas lojas de reparações estão a dizer que recebem centenas de iPhones com este problema por mês, mas do lado da Apple ainda não há qualquer confirmação de que seja um problema reconhecido oficialmente.




Pinterest comprou o Instapaper



O Instapaper é uma daquelas apps que divide os utilizadores entre aqueles que não vêem nela qualquer utilidade; e aqueles que não conseguem viver sem ela. E parece que o Pinterest faz parte destes últimos, pois acabou de comprar o Instapaper (por um montante não especificado).

Por agora é dito que nada irá mudar no Instapaper, e que o serviço continuará a funcionar e a ser melhorado - mas parece-me inevitável que mais cedo ou mais tarde se comecem a fazer notar as influências do seu novo dono (para o melhor... e para o pior.)


Google está a testar compressão de imagens com inteligência artificial



A Inteligência Artificial tem sido utilizada como ferramenta para melhorar "tudo", e a Google decidiu aplicá-la a melhorar a compressão de imagens - curiosamente pegando numa ideia inicialmente lançada na série Silicon Valley. No entanto, ao contrário do sistema ficcional da série, o sistema da Google é real, e foi treinado usando amostras de como os sistemas de compressão existentes funcionam, e pedindo-lhe que fizesse melhor.

Ao que parece, o sistema consegue mesmo fazer melhor, mas falta ainda ver se as melhorias "matemáticas" que apresenta se traduzem em imagens que visualmente não sejam (muito) piores que as outras.


Facebook testa publicidade com vídeos autoplay e som



Como se o Facebook não soubesse já demasiado sobre nós, agora parece interessado em ressuscitar uma das coisas mais chatas que se tinha do tempo das publicidades em Flash: ter anúncios em vídeo que começam logo a tocar e a fazer-se ouvir quando se abre a página.

Por agora parece ser ainda um teste limitado a um número reduzido de utilizadores, e que também inclui uma opção nas definições para silenciar o som destes vídeos; mas mesmo assim é bastante revelador das intenções do Facebook para o futuro. (Depois queixam-se de que há cada vez mais pessoas a usar adblockers...)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário: