2016/08/30

Notícias do dia

A Apple vai apresentar o iPhone 7 a 7 de Setembro; o Chrome passa a ter o Google Cast integrado de origem; de quem é a culpa da falta de actualizações para Android 7.0; a MS corrige o bug da bateria no Surface Pro 3; e a Comissão Europeia quer que a Apple devolva €13 mil milhões em benefícios fiscais ilegais.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo passatempo semanal, que desta vez vos poderá valer uma pen USB 3-em-1 de 64GB compatível com PC/Android/iPhone.

Google quer a tua ajuda para reconhecer textos e fazer traduções... mas sem dar nada em troca



A Google lançou uma nova app que recorre ao crowdsourcing para melhorar os seus serviços de tradução e de reconhecimento de imagens e texto, e que se chama precisamente "Crowdsource". A ideia é que os utilizadores digam em que línguas são fluentes, e de seguida escolham as secções em que desejam contribuir (transcrição de imagens, traduções, reconhecimento de textos, ou validação de traduções, incluindo nos mapas).

Não é a primeira vez que a Google recorre ao crowdsourcing para melhorar os seus serviços, mas o facto da app não dar qualquer recompensa pelo trabalho acaba por afastar muitos potenciais contribuidores. Bastaria a Google criar um sistema de acumulação de pontos que pudesse dar, por exemplo, mais espaço no Google Drive, que certamente haveria muitos mais pessoas interessadas em ajudar.


Utilizadores colocam processo contra a Apple devido a defeito nos iPhone 6/6 Plus



O problema que causa interferências no ecrã e touchscreen dos iPhone 6/6 Plus parece ser tão comum que já está a dar origem a um processo contra a Apple. Aparentemente a causa está na maior fragilidade da placa do iPhone 6, que não vem protegida com uma blindagem metálica como acontecia no 5S, e que ao fim de algum tempo de utilização (provavelmente nos casos em que os iPhones ficam sujeitos a maiores esforços de torsão/flexão) provoca mau contacto no chip controlador do touchscreen.

... De certa forma acaba por estar relacionado com o "bendgate"...


Apple vai aplicar funcionalidades do Galaxy Note no próximo iPad Pro?



Parece que a Apple se está a deixar "inspirar" cada vez mais pela Samsung, para além de no próximo ano (provavelmente) lançarem um iPhone com ecrã AMOLED com margens curvas, fala-se que também estão a preparar novas funcionalidades que permitam ampliar as capacidades do Apple Pencil de modo a fazer coisas idênticas às que já são possíveis nos Galaxy Note (e outros). Coisas como escrever sobre o ecrã, em qualquer app que se esteja, seleccionar partes do ecrã para fazer copy-paste para outras apps, etc. etc.


Niantic volta a reactivar algumas contas banidas do Pokémon Go



O número de jogadores do Pokémon GO tem estado em queda, mas não terá sido por isso que a Niantic decidiu recuar na decisão de banir alguns jogadores de forma permanente. A empresa diz que detectou casos em que isso foi feito de forma injusta, e que irá reactivar as contas desses jogadores - mas continuando a monitorizar e banir aqueles que violarem os termos de utilização do jogo.

Resta saber quantos desses jogadores banidos terão ainda vontade de continuar a jogar o jogo...


Curtas do dia


Resumo da madrugada


1 comentário: