2016/08/04

Relatório da Backblaze reforça confiança nos discos de 8TB


A Backblaze já publicou mais um relatório sobre a fiabilidade dos discos que utiliza nos seus storage pods, e a boa notícia é que os discos de 8TB se parecem estar a aguentar bastante bem.

Quem se preocupa com os seus dados sabe que há discos e "discos", e que por vezes há modelos que sofrem de problemas com frequência anormalmente elevada. Embora nenhum disco, por mais fiável que seja, dispense a necessidade de backups (e daí a Backblaze disponibilizar um serviço de backups com espaço ilimitado), podemos sempre tentar minimizar a probabilidade de acidentes, ouvindo o que eles - que dão uso a 70 mil discos(!) - têm para nos dizer.

A maior curiosidade para este relatório recai sobre o comportamento dos mais recentes discos de 8TB. Discos de 8TB são bastante apetecíveis, tanto para empresas que necessitem da maior capacidade de armazenamento no menor volume possível, como para os consumidores que queiram guardar as suas memórias digitais (então se começarem a filmar as suas férias em 4K... olhem que não é difícil lá chegarem - e a SPA agradece!)

Felizmente, tanto no caso dos discos de 8TB da HGST como da Seagate, a taxa de discos avariados tem sido bastante reduzida (cerca de 3%), o que dá confiança à Backblaze para migrar alguns dos seus storage pods mais antigos, ainda com discos de 2TB, para novas unidades equipadas com estes discos; assim permitindo quadruplicar o armazenamento no mesmo volume e sem penalização significativa nos consumos energéticos.



Também de referência, esses discos mais antigos da HGST, de 2TB e 3TB, continuam a funcionar com taxa de falhas extraordinariamente baixas, mesmo após 5 anos de utilização intensiva.

Seja como for, independentemente do disco que escolherem/tiverem, o importante é relembrarem-se da importância de terem backups. Acreditem que é daquelas coisas em que, depois de passarem por um azar, desejariam ter tratado, independentemente do custo que isso representasse.

1 comentário:

  1. Essa terminação está correta mas já me estas a fazer medo :) ando há 1 ano à espera que os discos de 8TB baixem de preço e os Seagate archive estavam a 230eur ago estão acima dos 300eur :( em vez de baixarem ainda sibem de preço :( tenho o de 4tb cheio e precisava e um maior mas está complicado. Vou ter que começar a espalhar os vídeos das férias por vários discos mais pequenos mas complica muito a gestão e organização por forma a não ter duplicados indesejados e ter acesso à coleção completa em qq momento.. (e não quero raids, apenas um disco com uma partição e respetivo filesystem..

    ResponderEliminar