2016/08/18

Uber avança com veículos autónomos já este mês em Pittsburgh


A Ford lançou a promessa de trazer veículos autónomos para o mercado em 2021, mas a Uber não está disposta a esperar tanto tempo e vai arrancar com automóveis sem condutor ainda este mês em Pittsburgh.

Como seria de esperar, tratam-se de veículos que ainda têm condutores humanos ao volante para supervisionar o funcionamento do sistema e tomarem os controlos caso seja necessário, mas não deixará de ser o primeiro passo de entrada numa nova era que irá revolucionar todo o sistema de transportes.

Nesta primeira fase a Uber vai recorrer a uma frota de 100 veículos Volvo XC90 modificados, que contam com o alargado conjunto de sensores e computadores necessários para a capacidade de condução autónoma (e que se encontram muito bem integrados).


Ainda por cima a Uber não deixa de apostar numa técnica bem eficiente para garantir que não haverá falta de clientes interessados em dar uso a estes automóveis autónomos: as viagens serão gratuitas.

De resto a questão dos preços também é um ponto que não fica esquecido, e a Uber refere que com os automóveis autónomos, o preço dos transportes irá cair drasticamente, uma vez que se dispensará a necessidade de ter condutores humanos, e que os veículos poderão estar em funcionamento 24h por dia sem interrupções. (Considerando que um automóvel particular passa a maior parte do seu tempo parado, só este motivo ajudará bastante a cumprir o objectivo de se tornar mais barato recorrer a este tipo de transportes sempre à disposição do que ter viatura própria.)

... Pode ser que agora os taxistas compreendam que o "inimigo" não é a Uber, mas simplesmente o facto de estarem numa carreira em vias de extinção (mas sem necessidade de alarmismos; não será de um dia para o outro que o mundo irá mudar dos carros com condutor para os carros sem condutor - embora me pareça que isso possa acontecer de forma mais rápida do que se pensa.)

1 comentário:

  1. Essa parte do "...tornar mais barato recorrer a este tipo de transportes sempre à disposição do que ter viatura própria" não deve interessar muito à Volvo (à Uber sim), porém, com clientes como a Uber (que encomendam paletes de XC90's -só para experimentação inicial- não será certamente um mau negócio para a Sueca, marca essa que não pára de nos "surpreender")...

    Já agora, ainda sou do tempo em que chamar um clássico Mercedes bege dava uso a pensar duas vezes "$$". Felizmente, parece que as coisas estão agora mais refinadas, não só se viaja no melhor SUV do mercado como ainda se vai à borla!!... ;)

    ResponderEliminar