2016/08/03

Windows 10 Anniversary deixa (re)activar PCs com hardware alterado

O Windows 10 Anniversary Update permite aos utilizadores que troquem de hardware frequentemente fazer nova activação do sistema operativo de forma simplificada.

Com o Windows 10, depois de instalado e activado o Windows num computador, poderemos reinstalá-lo no futuro, pois a Microsoft passa a reconhecer aquela máquina como estando autorizada. O problema surge quando estamos a falar de utilizadores que têm por hábito fazer upgrades ou trocas de hardware, e que até aqui eram obrigados a recorrer à linha de apoio da MS para explicar o que se passava e pedir a reactivação da sua máquina. Com o Windows 10 Anniversary Update, felizmente, isso passa a ser desnecessário.

Quando se troca de hardware de forma significativa (por exemplo, a motherboard) o Windows 10 não vai reconhecer a instalação como sendo uma que estava previamente activada. Felizmente, agora disponibiliza um "Activation Troubleshooter" que permite dizer que se fez uma alteração do hardware, e que permitirá reactivar o Windows (possivelmente fará a verificação em função do restante hardware que permaneça inalterado, ou através da conta do utilizador.)

Ter em conta que mesmo com esta facilidade acrescida, há um número limite quanto às alterações que se podem fazer - para evitar o potencial para abusos... que poderiam ser completamente eliminados se a Microsoft, de uma vez por todas, disponibilizasse o Windows 10 Home gratuitamente. ;P

3 comentários:

  1. Então isto significa que agora é possível trocar de motherboard sem pagar nova licença?

    Em relação ao Windows gratuito, acho que a Microsoft vai disponibilizar o Windows 10 Home (ou equivalente) gratuito eventualmente, mas sem sideloading. Isto não vai acontecer para já, porque primeiro o software mais popular tem de migrar para a loja.

    Quando isto acontecer, o Windows Pro ou acima vai ser o único com sideloading, com a licença a pagar, e bem.

    ResponderEliminar
  2. Para gajos que andam sempre a mudar de hardware o windows não serve. Reactivações por "mudança de hardware" são uma anedota. Lembro-me de ter "queimado" uma reactivação por me ter esquecido de ligar um cd-rom(populares na altura)... Ando constantemente a trocar de hardware, para testar novas distribuições, o windows não é para mim.

    ResponderEliminar
  3. Atenção que há relatos do update apagar outra partições. Não é apagar o MBR é mesmo as partições.

    ResponderEliminar