2016/08/20

Windows 10 Anniversary Update deixa milhões sem webcams


Se já actualizaram o vosso Windows 10 para o Anniversary Update e descobriram que agora não podem usar a vossa webcam, o problema não é vosso... é mesmo do Windows.

A decisão da Microsoft de fazer com que no Windows 10 as actualizações fossem obrigatórias foi um ponto polémico que muitos disseram que se tratava de um desastre à espera de acontecer, e não foi preciso esperar muito. A actualização para o Anniversary Update é, na sua esmagadora maioria, altamente positiva, mas infelizmente veio com um bug que impede a utilização de webcams nos modos H.264 ou MJEPG (os formatos mais comuns).

Actualização: tem a ver com o novo sistema que permitirá partilhar uma webcam por múltiplas apps em simultâneo.

É inconcebível como uma empresa como a MS achou que poderia lançar uma actualização neste estado (sendo que não se tratou de um lapso mas sim de uma decisão consciente, uma vez que esta actualização permite novas formas de acesso às câmaras, e em vez de contemplar esses casos a MS optou por simplesmente ignorá-los.) Sendo que só agora, quando se vão acumulando queixas e mais queixas, é que promete que está a trabalhar numa correcção... que só chegará em Setembro.

Actualização: aparentemente poderão resolver o problema, se se sentirem à vontade para mexer no registry:
  • na chave "HKLM\SOFTWARE\WOW6432Node\Microsoft\Windows Media Foundation\Platform" adicionar uma DWORD chamada "EnableFrameServerMode" com o valor a 0.

Depois de reiniciarem o programa que dá uso à webcam (como o Skype) já deverá funcionar como anteriormente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)