2016/09/04

A regra simples que acabaria com as filas de trânsito na estrada


Os carros autónomos sem condutores humanos permitirão circular-se nas estradas sem filas de trânsito, mas até que isso aconteça ainda temos muitos anos de filas pela frente... que poderiam ser evitadas se todos seguissem uma regra bastante simples ao conduzir.

Um condutor humano é, implicitamente, falível. Não só temos que lidar com o nosso tempos de reacção que, como somos também facilmente distraídos. Nas estradas, o desejável seria manter sempre o trânsito a fluir, sendo que toda e qualquer interrupção que obrigue qualquer veículo a parar, como num cruzamento, causa automaticamente uma fila.

Mas o fenómeno mais curioso é quando essas filas se geram mesmo em estradas sem cruzamentos, como auto-estradas, e que por vezes podem originar filas com quilómetros de extensão... sem que haja qualquer motivo aparente para tal. Só que existe um motivo... e pode ser algo tão simples como um condutor a seguir "colado" ao veículo da frente, e a fazer uma travagem mais brusca. Essa manobra pode fazer desencadear uma reacção em cadeia que gera um gigantesca fila de trânsito, mas que poderia ser evitada de forma bastante simples: bastaria que cada condutor se concentrasse em fazer com que o seu veículo seguisse no ponto médio da distância entre o carro à sua frente e o carro atrás de si.

Se se mantivesse sempre uma distância idêntica para o carro da frente e de trás, e esses carros também fizessem o mesmo, este fenómeno das filas de trânsito sem origem aparente nunca aconteceriam. Continuaríamos a ter que lidar com as filas de trânsito em cruzamentos, semáforos, etc. Mas pelo menos nas vias rápidas deixaria de se lidar com o pára-arranca que se tornou num hábito diário para milhares de condutores um pouco por todo o mundo.


6 comentários:

  1. para quem quiser andar a divertir a simular tráfego...

    http://www.traffic-simulation.de/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, andava à bastante tempo à procura de algo desse tipo.
      (Desde os tempos do primeiro SimCity que achava que deviam fazer também um SimTraffic! :)

      Eliminar
  2. Isto se nunca houvesse um acidente, uma avaria, etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, há coisas que nunca se podem evitar. Mas se evitarmos as filas de trânsito evitáveis, já seria uma excelente melhoria.

      Eliminar
  3. Eu acho que é possivel tentar fazer uma condução ainda mais eficaz no para-arranca que em vez de estarmos no meio, tentamos manter a velocidade e uma certa distancia de buffer, que se o carro da frente parar, vamos parando muito devagarinho (poor vezes consegue-se apenas tirando o pé do acelerador e com um EV é mais fácil pois o carro abranda mais com travagem regenerativa) e quando o carro da frente arranca arrancamos logo mas suavelente. o Problema é que volta e meia temos os chicos espertos que não podem ver um espacinho onde caiba o carro na fila do lado e metem-se logo estragando o buffer, mas já tenho conseguido fazer quase metade da segunda circular com uma condução deste género fazendo com que o transito atrás quase não tenha de parar nunca..
    Eu acho que este problema dos macacos a conduzir tem-se agravado com a tendencia para os carros serem cada vez maiores e de vidros de trás pequenoso ou escuros e reduz muito o tempo de reação, pois o condutor em vez e estar a ver o que se passa 2 ou 3 carros à frente (15 ou 20 metros) apenas vê a 2 metros de distancia e como o tempo de reação é muito mais reduzido, as travagens são sempre mais bruscas.. devia haver regras para os fabricantes de automoveis não lixarem a vida aos outros, pois é tudo cada vez mais pesado e maior para ser mais seguro para os próprios, e depois anda uma pessoa de 70kg dentro de um carro de 2000kg e quem leva com eles, seja o impacto do peso, seja dificuldades de ver para a frente, seja dos tubos de escape somos todos...

    ResponderEliminar
  4. Bom...

    Inevitavelmente qualquer fila de transito começa em algum lado e por algum motivo. Seja uma simples azelhice, um semaforo, um buraco na estrada ou um acidente.

    Se a regra fosse dar distancia igua para o carro da frente, digamos que 5 metros, apenas estariamos a criar uma fila 5x maior :)

    ResponderEliminar