2016/09/20

Actualização da HP impede utilização de tinteiros não oficiais nas impressoras

Já todos sabemos que os fabricantes de impressoras não ganham dinheiro na venda das mesmas mas sim na venda dos consumíveis - mas isso não significa que os seus clientes apreciem a chegada de uma actualização que impede o uso de tinteiros não oficiais.

Há muito que os utilizadores de impressoras estão habituados a lidar com técnicas "criativas" usadas para maximizar a venda de tinteiros, como aqueles casos em que a falta de tinta de um tinteiro de cor impede a impressão a preto e branco, ou as estimativas que dizem que o tinteiro está vazio quando ainda tem uma quantidade generosa de tinta. Mas agora o caso complica-se devido a uma actualização que parece ter sido deliberadamente concebida para sabotar o uso de tinteiros não oficiais.

A actualização das impressoras foi lançado em Março, mas o mesmo vinha pré-programado para apenas activar o novo sistema de DRM a 13 de Setembro, data em que começou a apresentar a mensagem de "tinteiro danificado" a quem utilizar tinteiros não oficiais.

Como seria de esperar, os fabricantes destes tinteiros já se estão a adaptar a esta actualização e prometem rapidamente lançar tinteiros que funcionem; mas a questão é que nada impede a HP de voltar a lançar nova actualização no futuro que volte a impedir o seu funcionamento (a não ser que o seu sistema de DRM seja completamente crackado.) Será talvez esse o propósito da HP, de lançar o receio e incerteza, esperando que isso leve os clientes a optarem pelos tinteiros originais... mas o problema é que se arriscam a que os seus clientes optem simplesmente por comprar outras impressoras que não coloquem tantos entraves quanto à utilização de tinteiros não oficiais.

... Em alternativa, também lhes poderia passar pela cabeça que, se praticassem preços mais "simpáticos" grande parte os utilizadores não sentiria a necessidade de recorrer a tinteiros não originais. :)

3 comentários:

  1. Da ultima vez que comprei tinteiros na Worten (há uns 2 meses) procurei se havia alternativas mais baratas e conclui que uma embalagem de 2 tinteiros da HP ficava mais barato (pode ser que tenha sido graças a uma promoção, já não me lembro)! E também reparei que os preços dos tinteiros (originais) tem vindo a cair muito!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Exmos. Srs.,
    Nós temos a solução para este problema, reciclando assim os tinteiros originais HP garantindo a mesma qualidade e fiabilidade. Contacte-nos: http://www.jatinteiros.com

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Exmos. Srs.,
    Nós temos a solução para este problema, reciclando assim os tinteiros originais HP garantindo a mesma qualidade e fiabilidade. Contacte-nos: http://www.jatinteiros.com

    ResponderEliminar