2016/09/23

App Lisboa Horizontal já disponível para facilitar a vida aos ciclistas na capital


Lisboa pode ser a cidade das sete colinas, mas com a app Lisboa Horizontal o objectivo é planificá-la o mais possível para facilitar a vida a quem circula de bicicleta.

A maioria das apps de navegação foca-se em encontrar as rotas mais curtas ou mais rápidas, mas com a nova app Lisboa Horizontal há outro aspectos que passam a ser considerados: o declive do traçado, o grau de segurança das vias, e até a preparação física do ciclista.

Não sei se será a primeira app de navegação a ter em conta a topografia do terreno (sendo que existem outros casos de apps de navegação que permitem seleccionar certos factores, como peso e dimensões de viaturas, para evitar que alguém com um camião ou auto-caravana seja direccionado através de uma ruela estreita onde ficaria "encravado") mas sem dúvida que será de utilidade, particularmente para que desejar circular de bicicleta pela cidade de Lisboa sem a conhecer - daí ser especialmente atractiva para turistas, mas não só.



Também não nos surpreende que esta app tenha sido idealizada por um arquitecto belga, Kobe Vanhaeren, habituado a terrenos mais planos e a uma maior utilização da bicicleta como meio de transporte, e que depois de viver uma temporada em Lisboa achou que seria interessante facilitar a vida a todos os que quisessem pedalar por Lisboa sem terem que enfrentar declives "sobrenaturais" (a app tenta manter um declive máximo de 4º ao longo das suas rotas). Juntou-se ao Pedro Fernandes e ao Diogo Simões, e o resultado foi esta app, que  já venceu a competição BIG smart cities 2015 da Vodafone e que teve lançamento oficial ontem, no  Dia Europeu Sem Carros (22 de Setembro).


Por agora a app Lisboa Horizontal está disponível apenas para iOS, e prepara o lançamento de versões para outras cidades europeias ainda este ano. Esperemos que não fique esquecida uma versão para Android. :)

6 comentários:

  1. Espero que vingue. Ando há 10 anos de bicicleta em Lisboa, e, embora tenha pernas e atitude para qualquer subida, espero que isto tire o medinho aos outros. A propósito das 7 colinas, que é uma semi-verdade muito propalada: sabiam que estão todas na zona do Castelo, num espaço inferior a 10% da área metropolitana de Lisboa? :D O resto de Lisboa é um planalto, do Saldanha ao Lumiar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Alto dos Olivais não é uma colina?

      Eliminar
    2. É. O Alto de Campolide também. Mas "cidade das 7 colinas" tem a conotação de uma cidade altamente acidentada, e como se todas as subidas de Lisboa fossem como a Infante Santo, que não é o caso.

      Eliminar
  2. Só para iOS é que estragou tudo... Se/quando houver para Android será muito bem vinda.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar