2016/09/19

Câmara dupla do iPhone 7 Plus vs Galaxy S7


A câmara dupla foi uma das grandes novidades do iPhone 7 Plus, mas a pergunta que todos fazem é: será que realmente chega para bater as prestações da câmara do Galaxy S7, que é a referência do momento?

A Apple não é a primeira marca a optar pelo sistema de duas câmaras na traseira - outras marcas já o têm feito com diferentes filosofias (por exemplo, na Huawei temos dois sensores com lentes idênticas, mas um deles sendo monocromático). Mas o que interessa mesmo saber é se este sistema de duas câmaras é suficiente para bater as melhores câmaras "únicas" do momento, sendo a câmara dos Galaxy S7 o ponto de referência.



A câmara do iPhone 7 Plus consegue melhorar as prestações face ao 6S, mas em situações de baixa luminosidade fica ainda (ligeiramente) atrás da câmara do S7. Outras críticas apontam para a inconsistência na focagem e exposição face ao Samsung, mas isso serão coisas que a Apple conseguirá certamente ir resolvendo com actualizações - afinal, o tão prometido modo que dará uso às duas câmaras para simular a profundidade de campo reduzida também só chegará mais tarde.

Claro que depois também outro aspecto em que o iPhone 7 Plus se supera, pois tendo uma lente telefoto temos finalmente a possibilidade de fazer um zoom óptico de 2X que não pode ser combatido por nenhum zoom digital (e no iPhone temos zoom digital até 10x). E, tirando eventuais problemas de focagem, as fotos captadas com o iPhone 7 Plus estarão à altura das melhores que se podem obter usando um smartphone; sendo que mesmo nas situações de baixa luminosidade, mesmo que não consigam superar as do S7, ficam já bastante perto, ao ponto disso deixar de ser um factor decisivo no processo de desempate entre ambos.

... Mas claro, há que relembrar que a Samsung não está a usar duas câmaras... o que deixa a pergunta sobre se realmente será esse o melhor caminho a seguir.

2 comentários:

  1. Gostava de ver a comparação com o lumia 950 XL...

    ResponderEliminar
  2. Gostava de ver o mesmo.. Contra o 950 em video deve ficar ainda mais longe..

    ResponderEliminar