2016/09/07

DJI prepara drone dobrável Mavic


Os drones podem permitir a captação de imagens incríveis, mas ainda há muito a fazer para os tornar práticos de utilizar pelo consumidor comum. O Mavic da DJI deverá dar mais um passo nesse sentido, com um sistema que o permite encolher para um formato ultra-compacto e fácil de transportar.

Em termos de utilização "no ar" os drones têm ficado cada vez mais fáceis de controlar, havendo até os que podem seguir automaticamente as pessoas ou objectos de interesse; mas antes (e depois) disso temos que lidar com problemas de ordem prática, como a questão do seu transporte quando está no solo.

Tirando os micro-drones que se podem carregar em qualquer lado, qualquer drone minimamente decente tem um tamanho que já complica bastante o seu transporte, e isso é um problema que logo à partida limita a sua possível utilização (se não tivermos forma de o transportar, não o vamos utilizar.)

A DJI deverá estar prestes a revelar o Mavic, que passará a ser a sua linha de entrada de gama, e onde a sua característica diferenciadora será um design transformável que permite que os seus braços e hélices sejam dobrados e resultem num drone bastante compacto e que pode ser transportado com facilidade para qualquer lado. Mesmo sendo orientado para um segmento mais económico, o Mavic deverá manter uma câmara 4K e sistema de estabilização da câmara (de 2 eixos).

Só temos que esperar pela sua apresentação oficial e ver a que preço é que a DJI o vai trazer para o mercado (certamente a preço pensado para concorrer com o drone dobrável que a GoPro também deverá revelar ainda durante este mês).


Actualização: vídeo oficial do Mavic já disponível, e onde Portugal também tem direito a aparecer. :)

1 comentário: