2016/09/28

Elon Musk já revelou como pretende colonizar Marte (e o resto do sistema solar)


Se ainda houvesse dúvidas de que Elon Musk é um homem cheio de ideias, bastará olhar para o seu novo plano que pretende tornar possível e "acessível" a colonização de outros planetas do nosso sistema solar, começando por Marte.

Elon Musk fez um mega evento para apresentar o seu sistema de transporte interplanetário, que se torna no elemento crítico para potenciar a colonização de outros planetas. O Interplanetary Transport System consiste num BFR (que numa alusão à BFG do jogo Doom aqui representa "Big Fucking Rocket") e a BFS ("Big Fucking Spaceship"). A escala deste foguete e nave espacial superam tudo o que já foi feito, aproximando-se daquilo que se consideraria ficção científica; mas seria a escala necessária para tornar o projecto viável, e para baixar o custo das viagens para valores que seriam acessíveis a uma maior parte da população.

[aquele pixel branco perto da base é uma pessoa]

Colonizar Marte não seria possível se cada bilhete custasse 10 mil milhões de dólares (ou até "apenas" 10 milhões) e por isso o objectivo de Elon Musk é reduzir este valor para cerca de 200 mil dólares, ou até mesmo metade disso. A sua nave poderia transportar 100 passageiros em cada viagem, que podia demorar apenas 80 dias, e poderia ser reutilizada centenas ou milhares de vezes, possibilitando a criação de uma colónia auto-suficiente em Marte em menos de um século (ainda assim, para os primeiros aventureiros continuaria a ser uma viagem "só de ida", sem perspectivas de regresso à Terra).


Outra parte crítica do projecto é a produção de combustível em Marte, e que não só seria essencial para fazer regressar a nave de transporte, como permitiria usar Marte como ponto de partida para outros planetas e luas do sistema solar. Musk não entrou em detalhes sobre como os colonos sobreviveriam em Marte, tendo-se focado apenas na questão do transporte... mas referiu que o único motivo pelo qual quer ganhar dinheiro, é para conseguir tornar este projecto realidade.


Com pessoas assim a "puxar" pela Humanidade e a fazer-nos sonhar com o que será possível fazermos, não podemos deixar de imaginar como tudo seria mais fácil se neste nosso pequeno ponto azul não se andasse continuamente a lutar entre nós próprios e a cometer atrocidades impensáveis, por causa das coisas mais absurdas...




2 comentários:

  1. Espero estar vivo para presenciar tal feito. Para objetivos como este, ate eu estou disposto a dar uma contribuição monetária à SpaceX.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar