2016/09/21

Google Allo já disponível para Android e iOS


Depois do Duo para as videochamadas, fica finalmente disponível a nova app de mensagens da Google - o Allo - com acesso directo ao assistente da Google.

Num mundo já saturado com apps de mensagens, esta nova app Allo não terá a vida fácil, mesmo contando com todo o peso que o nome da Google representa (embora isso não signifique automaticamente que seja bem sucedido... veja-se o caso do Google+).

Os pontos que a Google destaca para o Allo não serão novidade para quem já usa este tipo de apps, envio de stickers, mensagens com efeitos (coisas que até já o iMessage do iOS 10 faz - e que alguns desejavam que não fizesse), assim como outras coisas que poderão ser curiosas, como sugestões para respostas automáticas, ou o acesso ao Google Assistant.
Com o Google Assistant, a ideia é termos todo o poder da Google à distância de uma pergunta, mas a implementação actual mostra que ainda há muito trabalho a fazer. Ao contrário do que vai acontecendo com o Messenger do Facebook, que vai somando apps que evitam que o utilizador saia da app, no Allo ainda são muito frequentes os casos em que o assistente nos atira para o browser... o que destrói por completo o propósito de ter o assistente para dar respostas na app de mensagens.

Os fãs da privacidade também não gostarão de saber que a Google deu o dito por não dito e vai afinal guardar o histórico das mensagens a não ser que os utilizadores as apaguem ou usem o modo incógnito. Anteriormente tinha dito que não haveria forma de aceder às mensagens dos utilizadores, mas agora diz que tal é necessário para efeitos de aprendizagem para as respostas automáticas, que aprendem com base naquilo que o utilizador já disse.




Como já tínhamos referido anteriormente, independentemente da qualidade técnica da app e do serviço, o maior problema será convencer os utilizadores a deixarem as apps de mensagens que já utilizam para comunicar com os seus amigos (WhatsApp, Messenger, etc.) E nesta fase, não me parece que os argumentos que o Allo apresenta sejam suficientes para roubar clientela às apps existentes.

Seja como for, não custa experimentar... quando a Google nos deixar. Para Portugal a app aparece com a indicação de "pré-registo", pelo que se terá que aguardar até que a Google a disponibilize no nosso país (assumo que coisas como as respostas automáticas ainda não funcionassem em português, o que cortaria logo à partida uma das grandes novidades que a app refere como diferenciadora - e a utilidade do Google Assistant em português também é algo que levanta bastantes interrogações.)

19 comentários:

  1. Na Aptoide a aplicação já está disponível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ao que parece é um tipo de WhatsApp. Só dá para utilizar com malta que também tenha a aplicação instalada.

      Eliminar
  2. Para quem não quiser instalar o aptoide (não sei ao certo se pelo aptoide dá para fazer download directo sem ser pela app), no artigo do XDA acerca do Allo também se encontra lá um link para a apk no apkmirror.com.

    ResponderEliminar
  3. Já instalei através do apkmirror mas não vale a pena, é um clone do WhatsApp e o Assistente apenas funciona em inglês.

    ResponderEliminar
  4. Isto não era suposto ser um upgrade ao messenger da Google que converge também sms?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, é *mais* uma app...

      Eliminar
    2. E também faz uma terrível compressão às imagens enviadas?

      Eliminar
  5. Muito top já estou usando,

    ResponderEliminar
  6. O Allo interessou e conquistou até agora.

    ResponderEliminar
  7. Instalei também através da apkmirror e estou a gostar muito. Aliás o WhatsApp já era. Allo in the house now ;)

    ResponderEliminar
  8. Instalei também através da apkmirror e estou a gostar muito. Aliás o WhatsApp já era. Allo in the house now ;)

    ResponderEliminar
  9. Ok então sem SMS isto é no fundo um whatsapp, certo? ?

    Estou desiludido com a Google... Tudo isto com o rumor (que é quase certo) do novo pixel launcher, novos ícones redondos e preços dos novos Nexus, porra não podia ser pior na minha opinião.

    Já uso nova launcher desde que comprei o meu galaxy s2 e depois andei sempre a trocar entre Google launcher etc parece que a tendência vai continuar a ser essa, nova launcher é excelente, onde podemos alterar pelo menos os ícones.

    Porquê Google? Porquê ? :(

    ResponderEliminar
  10. Tiago, é muito melhor que o WhatsApp. Pena é não estar na PlayStore ainda :( .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva. Podes explicar o porquê de ser muito melhor?

      Eliminar
    2. Viva. Podes explicar o porquê de ser muito melhor?

      Eliminar
    3. Muito melhor que o WhatsApp? Só se for a guardar todo o registo das nossas conversas e a enviar tudo para as autoridades. Até o Snowden já veio dizer que se prezam a vossa privacidade, não usem esta app.

      Eliminar
  11. Quando o assistente em Português de Portugal???

    ResponderEliminar
  12. Não funciona direito no iPhone. Não permite que seja alterado o som e o volume que é baixo

    ResponderEliminar