2016/09/18

Lucy é um espelho motorizado que leva a luz do Sol para onde é preciso


A melhor iluminação é aquela que nos é proporcionada pelo Sol, e agora temos um projecto que se propõe a direccioná-la para onde mais fizer falta: fiquem a conhecer a "Lucy".

Já muitos terão visto pessoalmente a diferença que um pouco de Sol faz, e a Lucy é um sistema com espelho motorizado que quer aproveitar-se disso para nos dar iluminação a custo zero.



A Lucy adopta a forma de um globo transparente, onde se encontra um espelho circular com 40cm de diâmetro e os componentes que permitem manipular esse espelho de modo a manter um foco de luz solar no local pretendido.


Apropriadamente para um dispositivo ecológico que pretende evitar o recurso à iluminação artificial, todo o sistema é alimentado por energia solar; o que também facilita imenso o seu posicionamento (embora também obrigue a cuidados redobrados para garantir que ninguém decide pegar nela e levá-la.)

A Lucy será de especial interesse para todos os que têm casas com divisões que fiquem à sombra e com ângulo de visão directo para levarem com o reflexo do Sol, e se tudo correr bem, tem entregas estimadas para Maio de 2017 (com preço de $199).


... Não posso deixar de imaginar o que seria se se trocasse o espelho plano por um côncavo... transformando-a numa autêntica arma solar! :)

5 comentários:

  1. Esse preço dá para manter uma lâmpada led de 10w ligada noite e dia durante 10 anos :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo... mas este sistema funcionará em qualquer local e sem necessidade de electricidade. Por exemplo, se daqui por 2 ou 3 anos tivermos que ir viver para cavernas à custa do Trump ter ganho as eleições nos EUA. :)

      Eliminar
    2. e' verdade e como ja' foi dito eu também preferia o sol a bater em vez de luz artificial :)

      Eliminar
  2. Há uma solução "semelhante" e extremamente engenhosa usada em certos países, com o recurso a um garrafão de água transparente.

    ResponderEliminar
  3. Luz natural não se compara a luz artificial...

    ResponderEliminar