2016/09/12

Notícias do dia

iPhone 7 não terá garantia contra danos causados por líquidos; os Galaxy Note 7 seguros virão com um S azul; o Star Trek celebra 50 anos; o PiBakery simplifica a configuração e automação do Raspberry Pi; o Facebook censura artigo com foto histórica; o designer do McLaren F1 criou um camião de contraplacado; e o Presidente da CE mandou recolher a proposta do fim do roaming com limite máximo de 30/90 dias.

Antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam da última pergunta que vos pode valer um livro de programação em JAVA da FCA.

Novo foguete reutilizável da Amazon é maior que o da SpaceX



A rivalidade entre a SpaceX de Elon Musk e a Blue Origin de Jeff Bezos é bem conhecida, e agora a Blue Origins apresenta o seu novo foguete reutilizável Glenn... maior e mais potente que o Falcon 9.

A versão de dois estágios atinge mais de 82 metros de altura, e a versão de três estágios chega aos 95 metros, aproximando-se do icónico Saturn V que levou o Homem à Lua. O Glenn (cujo nome é inspirado no do astronauta John Glenn) pode gerar um impulso de 3.85 milhões de libras, e embora o Falcon Heavy atinja os 5.1 milhões de libras, para isso tem que utilizar três Falcon 9, enquanto o Glenn é apenas um foguete.

A Blue Origin espera lançar (e fazer aterrar) o Gleen ainda durante esta década, e vai já prometendo uma versão ainda mais potente para o futuro: o Armstrong.


Engenheiro da VW dá-se como culpado no caso Dieselgate



A VW não se consegue ver livre do caso dieselgate (por muito que tente com promessas futuras), e como tal há que arranjar culpados que sirvam para apaziguar a opinião popular e as autoridades. Um engenheiro da marca é o primeiro a dar-se como culpado nas acusações criminais.

... A culpa é sempre dos engenheiros, certo? Enquanto isso, na escala "acima", basta colocarem o lugar à disposição (e provavelmente saírem ainda com direito a algumas indemnizações jeitosas...)


Apple já estará a testar o seu carro autónomo em circuito fechado



O projecto Titan da Apple dedicado à criação de um automóvel autónomo parece já estar a circular, mas em circuito fechado, longe do olhar do público e sendo também alvo de uma profunda remodelação que já terá levado ao afastamento de centenas de funcionários.

Aparentemente a Apple terá percebido que seria extremamente complicado desenvolver um carro (o hardware) e passará agora a centrar-se na parte do software, eventualmente fazendo uma parceria com um fabricante automóvel (ou vários) no sentido de implementarem a sua solução como alternativa à de concorrentes como a Google e das muitas outras empresas que estão a trabalhar na condução autónoma.


Malware com boa pontuação na Google Play Store



Confiariam numa app na Play Store da Google, com mais de 100 mil downloads e com milhares de pessoas a darem-lhe 5 estrelas de pontuação? Se calhar sim... mas será melhor que não o façam, pois arriscam-se a ficar com o smartphone infectado com malware que fará surgir publicidade e que também pode fazer chamadas para serviços de valor acrescentado.

Uma destas apps é uma que se tenta aproveitar do sucesso do jogo Clash Royale, prometendo jóias gratuitas. A app destaca-se da maioria do malware por contar já com mais de 100 mil downloads e ter uma surpreendente avaliação de 4 estrelas com mais de 3300 pessoas a terem-lhe dado 5 estrelas. Só que, relembrando que raramente há coisas gratuitas, trata-se de malware... e onde o "gratuito" pode ficar caro.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






1 comentário: