2016/09/17

Os 12 pontos pretos que não se conseguem ver ao mesmo tempo


Se acreditam cegamente naquilo que vêem, eis mais uma espectacular ilusão óptica que nos demonstra que o nosso processamento visual é bem mais falível do que se pensa.

Na imagem vemos uma grelha de linhas horizontais e verticais que se intersectam com linhas diagonais, e onde existem 12 pontos pretos nalgumas das intersecções. O problema é que a maioria das pessoas terá dificuldade em ver mais que três ou quatro dos pontos simultaneamente, com os outros a surgirem apenas quando se olha para eles (e com isso fazendo desaparecer alguns dos que estavam anteriormente visíveis)

Inicialmente até pensei que a ilusão estivesse relacionada com o ponto cego na nossa retina, mas não é o caso. O que esta ilusão demonstra é a nossa falta de capacidade visual "de alta resolução", que se aplica apenas a uma reduzida área de todo o nosso campo visual, sendo o resto preenchido pelo nosso cérebro com base na informação de baixa resolução (e mais optimizada para detectar contrastes e movimento) detectada pelo resto dos foto-receptores na retina.

Bem sei que é difícil acreditar que a nossa visão "HD" se reduz a uma área que é o equivalente à da unha do nosso polegar quando esticamos o braço, mas esta imagem poderá ajudar a comprová-lo. :)

3 comentários:

  1. Isso acontece porque se o nosso cérebro recebesse alta resolução todo o tempo, não sobrava poder de "processamento" para mais nada. Mesmo na natureza, a imagem gasta muitos recursos. Por exemplo é uma das razões dos nossos olhos estarem mais perto do cérebro, para que a ligação fique mais curta possível. A pele, que por sinal é o nosso maior órgão, tem sensores e esses não estão ligados directamente ao cérebro. Ainda passam por algum pseudo-processamento, antes de entrar no nosso cérebro. Não esquecer que somos máquinas com séculos de refinamento.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se tenho motivos de preocupação mas vejo os 12 pontos ao mesmo tempo...
    Já me coloquei de longe, ao perto, da lado, tapei um dos olhos de cada vez e estão sempre lá os 12 pontos nítidos.

    ResponderEliminar