2016/09/10

PiBakery simplifica a configuração e automação do Raspberry Pi


O Raspberry Pi é um micro-computador extremamente versátil, mas nem todos os utilizadores se sentem à vontade para o ajustar às suas necessidades. É aí que entra o PiBakery, que nos permite cozinhar uma instalação à medida de cada um.

Quem se aventura no mundo do RPI já tem disponível o NOOBS, que facilita o processo de instalação de diferentes sistemas operativos; mas o PiBakery tem um propósito diferente: o de facilitar a criação de um Raspbian capaz de fazer uma série de passos automatizados, e usando um ambiente gráfico idêntico ao Scratch e muito mais acessível do que andar a fazer copy-paste de scripts e mexer no terminal de comandos.

Por exemplo, com facilidade podemos criar um Raspbian que da primeira vez que é executado efectua a configuração da rede WiFi, instala e configura programas indispensáveis, e faz outras operações que se deseje; e que nos boots seguintes arranque automaticamente o VNC Server de modo a permitir o acesso remoto à máquina - tudo isto de forma visual e fácil de seguir por qualquer utilizador.

Quer seja para configurarem um só Raspbian para uso próprio, ou para criarem uma imagem que seja instalada em dezenas ou centenas de Raspberry Pi, vale a pena espreitarem o que este PiBakery pode fazer para vos facilitar a vida.

1 comentário: