2016/09/08

Sony apresenta PS4 Pro e PS4 Slim


A Sony já apresentou oficialmente a nova PS4 mais compacta, e também uma versão melhorada e mais potente: a PS4 Pro.

O segmento das consolas parece estar a aproximar-se daquele que temos nos PCs, em que os fabricantes começarão a lançar actualizações melhoradas de forma mais regular (todos os anos?) e cabe à Sony dar início às hostilidades.

Para começar, a nova PS4 (slim) é mais funcionalmente idêntica à PS4 original, mas mais compacta e gastando menos electricidade. Também ganha WiFi ac, Bluetooth 4.0 e HDMI 2.0a. Uma novidade que permitirá melhorar a qualidade da imagem é o suporte para vídeo HDR, que no entanto chegará também às PS4 já no mercado através de uma actualização. Terá versões de 500GB e 1TB, com preços a começar nos 299 euros, e ficará disponível a 15 de Setembro.




Mas a curiosidade centra-se é na nova PS4 Pro. Este modelo vem equipado com um novo GPU com mais do dobro da potência da PS4 normal, e promete dar início à era dos jogos em 4K. Mas é uma potência que a Sony permite utilizar de diferentes formas.

Embora alguns jogos possam usar a resolução Ultra HD 4K nativa, a sua potência não é ainda suficiente para aguentar todos os jogos nessa resolução; por isso, na maior parte dos título a PS4 Pro irá utilizar uma resolução intermédia (1440p) ou ajustar dinamicamente a resolução para garantir a fluidez independentemente da complexidade da cena. Mas mesmo nos jogos em que a resolução for somente Full HD, a PS4 Pro conseguirá ter uma maior fluidez e apresentar mais efeitos, distância visual e detalhes que a PS4; e essa potência será também bem apreciada para os jogos VR (embora os mesmos também funcionem na PS4 normal).

Curiosamente, a PS4 Pro não terá um drive Blu-ray 4K...


A PS4 Pro chega a 10 de Novembro com um preço de 399 euros e com disco de 1TB. Ambas as consolas vêm também com um novo controlador DualShock, que passa a ter uma pequena secção translúcida no touchpad, permitindo ver a iluminação da lightbar (que nos originais só podia ser visto se virássemos o controlador para nós, ou vendo o seu reflexo no ecrã do televisor.)






1 comentário:

  1. Alerto que apenas a PS4 original e a PS4 Pro têm saída digital óptica, a Slim não tem.
    (para mim faz diferença por causa do sistema de audio que tenho :) )

    ResponderEliminar