2016/09/19

T-Mobile dava internet gratuita - desde que URL contivesse "speedtest"


Um adolescente de 17 anos descobriu que podia aceder à internet mesmo sem ter activado, nem pago, um plano de dados na T-Mobile - bastando para isso criar um proxy que adicionasse "speedtest" aos URLs.

A T-Mobile é um dos maiores operadores de telecomunicações, mas isso não a impede de cometer alguns erros (ou más opções). Um jovem de 17 anos estava a brincar com o seu smartphone, com um cartão da T-Mobile sem dados activados, quando descobriu que a app de testes de velocidade Speedtest funcionava. Curioso, decidiu investigar um pouco mais a fundo, e veio a descobrir que - mesmo sem ter pago para acesso a dados, o serviço permitia o acesso a todo e qualquer URL que contivesse "speedtest".

Ora, se é certo que a maioria das páginas que se poderiam querer visitar na web não tem speedtest no seu URL, isso é algo que se pode contornar com relativa facilidade, criando um proxy que tenha "speedtest" no seu nome, e que sirva de portal para nos dar acesso a tudo o resto que se deseje; e foi precisamente o que ele fez.


É provável que a operadora tivesse deixado esta porta aberta para permitir que os seus clientes pudessem avaliar o desempenho da rede e assim investirem nos pacotes de dados; mas certamente não irão gostar de saber que agora existe uma forma de transformar isto em acesso ilimitado gratuito à internet.

Por esta altura é de esperar que a T-Mobile já tenha fechado a porta a este tipo de técnica... mas fica a pergunta: será que o mesmo se poderá aplicar a algum dos nossos operadores em Portugal? :)

3 comentários:

  1. Do que me lembro, existia uma forma de contornar os hotspots ptwifi, adicionando um "?" no final da página, desde que a página fosse em php. Não tenho a certeza do conteúdo do truque, mas funcionava e existia uma forma.

    ResponderEliminar
  2. Eu uso o wtf que tem tráfego indiscriminado de 2gb, 5gb de YouTube e "sem limite" nas apps de comunicações. Ora, já gastei esse tráfego e quando tento aceder a sites sou redireccionado para uma página a indicar que o tráfego disponível acabou. Mas, muitas vezes funciona, neste momento alto todas as aplicações do abertoatedemadrugada.com mas sem as imagens, à excepção da publicação do backdoor da xiaomi que invariavelmente é encaminhada para a página de serviço do wtf. Estranho

    ResponderEliminar
  3. Bem, nós por cá temos aqueles tarifários com o Facebooo como app "sem limite". O que faço é, quando quero navegar, enviar o link para mim mesmo pelo chat do facebook, abri-lo através da App e pronto, tá feito. Tráfego gasto = 0 :p

    ResponderEliminar