2016/09/30

uTorrent ganha modo altruísta para garantir mais uploads que downloads


A reputação do uTorrent está longe dos seus tempos de glória (antes de ter sido comprado pela BitTorrent), mas o programa continua a ser um dos mais populares e está prestes a ganhar uma nova opção que será do agrado daqueles que estão mais interessados em contribuir e ajudar o "swarm": o modo altruísta.

No processo normal de distribuição via torrents, o cliente de torrents tenta obter o conteúdo pretendido da forma mais rápida e eficiente possível, não tendo em consideração a quantidade de dados que envia face aos que recebe. Isso é apenas feito posteriormente, com opções que permitem que o programa continue a disponibilizar o ficheiro após já ter sido descarregado, e até que atinja o rácio pretendido ou por tempo indeterminado.

O problema com esta abordagem é que se pode dar o caso de se descarregar um torrent a alta-velocidade, e no final já não haver mais utilizadores que estejam interessados em descarregar o ficheiro (por já o terem feito), impedindo a obtenção do tal rácio de download/upload - que nalguns trackers privados é um elemento crítico para garantir a permanência no site.

O novo modo altruísta vem ajudar nesses casos, pois vai "garantir" (dentro do possível) que o utilizador vá atingir um rácio de 2:1. Ou seja, ao descarregar um ficheiro de 1GB, irá tentar fazer com que já tenha contribuído com pelo menos 2GB de upload.

A ideia é essa, mas há diversos cenários em que tal poderá não ser possível. Por exemplo, nos casos em que se está no swarm onde a maioria das pessoas já tiver descarregado o conteúdo; ou ainda, num hipotético caso em que todos os utilizadores estivessem com este modo activado. Isto porque a garantia de obter este rácio não é feito privilegiando os uploads (pois isso já está implícito) mas sim limitando os downloads de forma a que só se descarregue mais dados depois de se ter feito o dobro do upload do que já se descarregou - no caso de não o conseguir fazer não irá continuar o download, potencialmente ficando incompleto até que se desactive este modo.

Será por causa destes efeitos secundários que este modo altruísta irá ficar escondido, tendo primeiro que ser desbloqueado nas definições do uTorrent e só depois surgindo como opção.

2 comentários:

  1. Podiam era implementar um sistema de actualização que funcionasse, versão sim versão não, fica-se preso sem assumir as novas versões, a não ser manualmente pelo site.
    Este modo para mim tem pouco efeito, já deixo muito seed a ser feito com o utorrent ligado sempre que tenho o pc ligado, e a usar para downloads 2 a 3 vezes por mês, já da para ter uma nocao.

    ResponderEliminar
  2. Eu deixei de usar o uTorrent desde que começou a chatear-me com insistências e limitações parvas só para me convencerem a pagar! Agora uso o qbittorrent que é totalmente grátis e acho que é o melhor! Mas instalem sempre diretamente do site oficial porque se for instalado a partir de sites como o Baixaki, etc. instalam um montão de vírus e fazem alterações no pc!

    ResponderEliminar