2016/10/30

Ambilight com Raspberry Pi para qualquer fonte HDMI


O sistema Ambilight da Philips é um dos mais engraçados que se pode ter num televisor, e há inúmeros projectos na web que nos explicam como recriar esse efeito. Hoje trago-vos um que tem a particularidade de poder funcionar também com consolas, canais de TV em directo, e qualquer outra fonte HDMI.

A maioria dos projectos que nos explicam como recriar o efeito ambilight, com LEDs coloridos que espalham as cores da imagem no televisor para fora do ecrã, é apenas capaz de criar esse efeito para conteúdos reproduzidos no próprio dispositivo (normalmente um Raspberry Pi). Infelizmente isso significa que o efeito não é aplicado aos canais de TV que se estiver a ver, ou qualquer outro conteúdos, como consolas de jogos, PCs, etc.

O projecto que vos trago hoje resolve esse problema utilizando um conversor de vídeo, que permite que um Raspberry Pi consiga aplicar o efeito ambilight a qualquer fonte de vídeo com ligação HDMI. Assim fica garantido que, o que quer que seja que esteja a ser exibido no televisor, terá o correspondente efeito luminoso aplicado.



Contrariamente ao que se possa pensar, não é algo que fique assim tão caro (a maioria dos componentes necessários pode ser encontrado por uma dezena de euros) - pelo que se torna num projecto bastante apelativo para quem se quiser iniciar nestas coisas e também se sentir atraído pelas "luzinhas". :)

Em caso de dúvidas podem sempre passar na nossa mailing list, que foi onde este tutorial vídeo que explica como fazer tudo, passo por passo, surgiu inicialmente. :)






3 comentários:

  1. Yep. É esse mesmo que vou fazer..., em dose dupla, para mim e para o meu filho.
    Andava há anos a ver se apanhava im sistema que permitisse "aplicar o efeito ambilight a qualquer fonte de vídeo com ligação HDMI". Ao ver este, percebi que era o tal...
    Ficará +- por 120€/cada (70€ do aliexpress + um RaspBerry3 ou 2 - só vou precisar de comprar um, porque já tenho um Pi2).
    Já comecei a receber o material.
    Ver se vou gravando um "estás a ver como fiz?". :)

    ResponderEliminar
  2. o ideal era ter um hdmi out da TV para o PI. Aquela box no meio resolve o problema mas deixamos de poder escolher a fonte na TV certo?

    ResponderEliminar