2016/10/31

Apple não quer Touch Bar usado como ecrã


Uma das grandes novidades dos novos MacBook Pro foi o Touch Bar no teclado, que substitui a tradicional fila de teclas de função por um touchscreen OLED, mas a Apple parece querer limitar desde já a utilização mais criativa.

A Apple já é conhecida por, muitas vezes, impor regras apertadas quanto aos que os developers podem/devem fazer, e por isso não será de surpreender que para a utilização de algo completamente novo isso volte a acontecer. Segundo as suas recomendações, o Touch Bar não deverá ser utilizado como um ecrã para apresentar informações que distraiam o utilizador do ecrã, mas meramente como uma extensão do teclado.

Isto inclui coisas como, não usar o Touch Bar para apresentar alertas ou notificações, ou mensagens a deslizar; não usar coisas demasiado coloridas; e nem sequer ser usado para apresentações funções para pesquisa, imprimir, seleccionar texto (copy / paste) ou até gravar ou sair de um programa. Estas últimas bastante estranhas, considerando que seriam algumas das funções que se poderiam esperar ver no Touch Bar.

É de imaginar que rapidamente comecem a surgir programas que ignorem todas estas recomendações e que nos mostrem o que será possível fazer com o Touch Bar; e nesta fase inicial talvez não fosse má ideia a Apple não se intrometer nisto e deixar que fossem os developers e utilizadores a explorar o que poderá resultar (ou não).


1 comentário: