2016/10/08

Apple remove app Dash da App Store e não dá ao seu criador hipótese de recurso


A App Store é muitas vezes apontada como um caso de sucesso (que é) mas de vez em quando também nos relembra dos riscos associados a uma loja onde a Apple pode fazer o que bem lhe apetecer, sem quaisquer negociações com os developers.

Actualização: afinal a forma como a Apple lidou com o assunto não foi assim tão despropositada como inicialmente relatado. Ver actualização no final.

O criador da app Dash, que disponibiliza informação sobre inúmeras APIs para programadores, estava em processo de transição de uma conta de developer individual para uma conta de empresa; tendo sido surpreendido ao ver a sua conta de developer cancelada e a sua app removida da App Store.

Depois de pensar que se trataria de um problema na transferência da conta, a Apple esclareceu que o cancelamento se devia à tentativa de manipulação fraudulenta das reviews da app - coisa que o developer recusa ter feito, mas que pouco lhe adianta uma vez que a Apple nem sequer disponibiliza uma forma de recorrer ou dar/procurar explicações.

Embora não haja forma de descobrir quem é que terá razão, não há como não pensar na possibilidade de algum concorrente ter usado esta táctica como forma de remover uma app da App Store. Isto é, alguém que se sinta incomodado com uma app poderá certamente investir umas centenas de euros e contratar serviços "duvidosos" de compra de ratings, e direccioná-los para dar pontuações positivas numa app concorrente... esperando que a Apple detecte isso e reaja tal como reagiu neste caso.

Bem sei que não seria fácil distinguir este caso do caso em que é o próprio developer a tentar dar destaque adicionar à sua app... mas se a moda pega, certamente irá haver muitos mais casos de developers bastante frustrados com a falta de ferramentas que lhes permita protegerem-se de tais situações.


Actualização: Novos desenvolvimentos vêm esclarecer um pouco mais do que se terá passado. O problema estará relacionado com uma outra conta que o developer diz ter aberto (e pago) para um(a) familiar, e que terá sido essa conta que terá sido apanhada a fazer reviews fraudulentas. No entanto, como a Apple considerava que ambas as contas estavam interligadas (mesmos dados de pagamento, mesmo dispositivos de teste), a suspensão foi aplicada a ambas. O developer chega a partilhar uma conversa telefónica com a Apple, e onde a empresa surge interessada em resolver o problema.

Mesmo sendo um caso complicado, parece-me que agora a "culpa" passa para o lado do developer, a quem a Apple deu a oportunidade de resolver as coisas.

5 comentários:

  1. Chama-se a isto Ditadura. É soft, mas é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria ditadura se fosse imposta, o que não é o caso. Ao entrar em qualquer ambiente de internet uma pessoa ou empresa aceita as regras e compromete-se a cumpri-las. Caso não concorde não entra, caso as descumpra é expulso. Se eu descumprir as normas de publicação aqui no AadM terei meu comentário moderado ou posso ser banido, se a ofensa for grave. Algo parecido ocorre no You Tube, no Facebook ou em qualquer serviço privado que utilizemos.

      Eliminar
  2. O caso chegou até ao Phill Schiller e este, após analisar os argumentos do desenvolvedor, decidiu manter o banimento da aplicação. Aparentemente o desenvolvedor utilizava contas Apple "fantasmas" para fazer críticas positivas da aplicação na App Store.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde ,

    O problema da Apple é que e de facto uma empresa muito fechada, mas sobretudo extremamente prepopente e com se diz no artigo não é fácil provar se foi maldade de terceiros, muitas vezes o que parece de facto não o é, mas exemplos destes existem as centenas no universo Apple, eu uso Linux , se não usase provavelmente usaria MACOS, Microsoft não me diz nada, ou melhoer é sinonimo de problemas constantes na maquina, só não uso MAC porque detesto a politica ridicula da Apple e nunca me sentiria bem em usar um SO de uma empresa com a qual não me identifico há muitos anos, neste artigo está mais uma que me faz lembrar que eu tenho razão .

    ResponderEliminar
  4. http://www.macrumors.com/2016/10/10/apple-dash-developer-fraudulent-reviews/

    ResponderEliminar