2016/10/13

Como fazer reaparecer as notícias no Google Now / Feed


Se são utilizadores do Google Now e descobriram que, sem qualquer motivo aparente, vos deixou de apresentar notícias para ler, poderão gostar de saber que é um problema relativamente frequente mas que pode ser facilmente corrigido.

Embora a Google esteja a retirar protagonismo ao Google Now para direccionar essa visibilidade para o Google Assistant, o Now - agora chamado de "Feed" - continua a ser uma ferramenta extremamente útil. Para além de nos apresentar informação sobre o estado do tempo, avisos de que devemos partir para chegar a tempo às coisas que temos marcadas, estado de encomendas e viagens, resultados desportivos e outras coisas; uma que utilizo regularmente são as notícias que nos apresenta com base nos nossos interesses. Daí que tenha estranhado quando, há um par de dias, as mesmas deixaram de aparecer.

Como sou utilizador das versões beta da Google e isso coincidiu com uma actualização, imaginei que o problema fosse disso e que a Google corrigisse rapidamente; mas os dias foram passando e as notícias continuavam sem surgir... e eis que uma pesquisa na net veio revelar que o problema era bem mais frequente do que pensava - e felizmente, indicava uma solução que resolve o assunto.

Para fazer surgir as notícias no Google Now / Feed têm que:

  1. It até ao Google Now
  2. Escolher Menu->Settings->Feed->Manage Card History
  3. De seguida voltar a escolher Menu, "Delete Activity By", "All of Today" e confirmar a eliminação
  4. Ir aos settings do vosso smartphone (Android), apps, encontrar a app "News and Weather" e fazer "Force Stop"
  5. Regressar ao Google Now, e deslizar o ecrã para baixo para actualizar... e deverão ter as notícias novamente


No meu caso esta sequência resolveu o problema, mas poderão experimentar saltar logo para o passo 4 e ver se o simples Force Stop da app News and Weather já resolve o problema.

Há também que ter em conta que podem existir outros motivos para que as notícias tenham desaparecido; como carregar acidentalmente no botão "nunca me mostrar mais notícias". Se for esse o caso, podem espreitar a secção "Customize Google Now"->"Everything else", onde poderão ver todos os tópicos que desactivaram e poderão reactivá-los novamente.

7 comentários:

  1. Isso já me acontece há muito tempo, embora ultimamente não tenha acontecido.
    Já não me lembro do que faço, mas é qq coisa semelhante do tipo desactivar e depois voltar a activar e escolher todo o tipo de noticias, se não é isso é parecido ;)

    ResponderEliminar
  2. Aqui passa-se a mesma coisa. De um dia para o outro deixei de ter as notícias e, por muito que tentasse, nunca as conseguir repor... até ao dia de hoje.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite galera...
    Estou com um problema, eu estou recebendo só notícias em inglês.
    Algum de vocês sabe como mudar isso para voltar a receber as notícias do feedback em português?

    ResponderEliminar
  4. Ótima dica! Usando o Android 9.0, simplesmente toquei no ícone do aplicativo (G) e selecionei "informações do app". Em seguida, toquei em desativar, selecionei "Desativar app". Ele abre outra tela, perguntando se a pessoa quer substituir os dados pela configuração de fábrica. Como queria manter os meus dados (feeds de notícias personalizadas), toquei em "cancelar". Em ato contínuo, toquei em "ativar" o app "Google". Deu certo, a tela de notícias voltou a funcionar! Grato por desbravar os primeiros passos :)

    ResponderEliminar
  5. No meu Android apareceu do nada no momento nenhum card disponível. Não consigo resolver. Meu é J5.

    ResponderEliminar
  6. Não consigo entrar no freed noticias alguém pode me ajudar

    ResponderEliminar
  7. É. Só pesquisar a gugo responde

    ResponderEliminar