2016/10/27

Disney cria sistema de captura de expressões faciais mais simples e realista


Transferir as expressões de um actor humano para um modelo digital é algo que normalmente deixa bastante a desejar, mas os laboratórios da Disney parecem ter criado uma nova forma que vem facilitar o processo e torná-lo ainda mais realista.

A captura das expressões faciais é algo que nos faz pensar em rostos dos actores completamente preenchidos com pontos para permitir o tracking, mas neste novo sistema da Disney basta uma única câmara apontada ao rosto, sendo também bastante mais resistente a alterações na iluminação do rosto.

Esta capacidade para transpor expressões faciais em tempo real para um personagem digital é, por agora, algo que apenas costuma ser usado para produzir filmes e jogos; mas com sistemas destes, não será descabido imaginar que num futuro não muito distante se possa ter isto aplicado a capacetes de realidade virtual que permitam levar o nosso rosto para os mundos digitais e criar avatars que repliquem fielmente as nossas expressões.

Nessa altura, interagir com qualquer pessoa do mundo passará a ser uma experiência muito mais "presencial" do que estar a falar com ela apenas via vídeo-chamada. :)


1 comentário: