2016/10/06

Galaxy Note 7 dos novos arde espontaneamente a bordo de avião


As expectativas da Samsung recuperar do incidente que manchou o lançamento dos Galaxy Note 7 e obrigou a uma recolha mundial parecem ficar cada vez mais distantes, com mais um caso de um dos smartphones já corrigidos a incendiar-se a bordo de um avião.

O caso vem juntar-se a outro, onde também uma das unidades consideradas livres dos problemas das baterias (as unidades comercializadas na China, com baterias de outro fornecedor) explodiu, levantando a dúvida sobre se o problema não iria para além dos Galaxy Note 7 com baterias produzidas pela própria Samsung. Só que desta vez trata-se mesmo de um dos Galaxy Note 7 vendidos como sendo seguros, contendo a indicação na caixa de que é dos novos, apresentando a bateria a verde que sinaliza isso, e confirmado pelo IMEI na ferramenta de validação da Samsung.

Este Galaxy Note 7 começou a fumegar e arder espontaneamente a bordo de um avião, que felizmente ainda estava no solo no processo de embarque dos passageiros. Ainda assim obrigou a que se evacuassem todos os passageiros e, pior ainda, vem levantar sérias dúvidas quando à segurança dos Galaxy Note 7, mesmo os que supostamente já deveriam ter o problema das baterias corrigido.

Se deixarmos de lado a hipótese de se poder tratar de sabotagem deliberada (o mercado dos smartphones movimenta "biliões", pelo que não me parece que tal fosse tão descabido) podemos considerar a possibilidade de se tratar de um mero azar. Só que considerando o contexto, é um acidente/incidente em que a Samsung já esgotou toda a margem de manobra que tinha; e a mera dúvida de que o problema poderá permanecer será suficiente para fazer com que mais alguns dos que ainda iam resistindo e esperando por um Note 7 "seguro" se resignem e optem por escolher outro modelo que não os deixe a pensar, dia após dia, se será hoje que o seu Note 7 irá arder.

Importa também considerar as repercussões a longo prazo, pois todos os próximos lançamentos da Samsung serão inevitavelmente acompanhados pela desconfiança de que as baterias possam estourar a qualquer momento... Enfim, um verdadeiro desastre para a Samsung, que chega num momento em que a marca estava finalmente a conseguir demonstrar a superioridade dos seus smartphones, e onde o Galaxy Note 7 tinha por missão ser o melhor equipamento no mercado.


Ficamos a aguardar pela explicação oficial da Samsung, mas seja qual for, os estragos na sua imagem parecem ser irreparáveis.

4 comentários:

  1. Só um comentario a esta noticia.....Assim que se soube do perigo deste modelo de TLM se incendiar as companhias aereas passaram a informar os passageiros que se tivessem na posse de um destes equipamentos os deveriam deligar devido ao perigo que representam. Se este senhor não o fez então deveria ser processado criminalmente por por em perigo a integridade do avião e de todos os seus ocupantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só um comentário a este comentário...
      Transcrevo: "a bordo de um avião, que felizmente ainda estava no solo no processo de embarque dos passageiros"

      Ainda tinha tempo até se ouvir os avisos para desligar equipamentos electrónicos e/ou colocar no modo voo. Não vamos já crucificar a pessoa em causa. Inocente até prova em contrário :)

      Eliminar
    2. Pelo relato dele, já estava desligado.

      Eliminar
    3. "Green revelou que, curiosamente, o smartphone estava desligado no bolso, conforme solicitado pela tripulação da aeronave. ".

      Eliminar