2016/10/17

iPhone 7 apresenta home button virtual se detectar problemas com o botão touch


Com o iPhone 7 a Apple despediu-se do seu tradicional botão físico, mas parece que não se esqueceu de considerar a possibilidade do mesmo deixar de funcionar - implementando um backup virtual.

Nos iPhone 7 o botão principal clicável com TouchID foi substituído por um "botão" sensível ao toque que usa a vibração como feedback. Sendo o home button um dos elementos críticos para a utilização do iPhone, qualquer alteração teria que ser sempre acompanhada com enorme cautela, e parece ter sido isso mesmo que a Apple fez.

No caso de serem detectados problemas com o home button, o iPhone 7 é capaz de apresentar um botão virtual no ecrã em sua substituição, que permitirá continuar a utilizar o iPhone. Uma funcionalidade em tudo idêntica à que já se podia fazer recorrendo às opções de acessibilidade que disponibilizam a substituição dos botões físicos por botões virtuais sobrepostos no ecrã.

Não deixa ser uma um detalhe simpático, que revela que a Apple contemplou a possibilidade do botão touch não funcionar como era previsto; mas por outro lado há também quem já encare isto como mais um pequeno passo no sentido dos futuros iPhones adoptarem um botão virtual no ecrã - o que acabará por ser uma necessidade se assumirmos o desejo da Apple expandir o tamanho do ecrã e acabar com as generosas áreas actualmente dedicadas ao botão.

3 comentários:

  1. "Interessante"... tendo em conta que é muito comum as apps da Apple terem botões naquela zona do ecrã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for como o botão virtual da acessibilidade, podes arrastar o botão para qualquer ponto do ecrã.

      Eliminar
    2. Tenho-o em cima, sensivelmente a meio, entre os símbolos de duas apps - não lhe noto grande estorvo. O botão virtual, além de poupar o botão "home" físico, pode ser programado para uma série de funções.

      Eliminar