2016/10/22

LG vai desistir do conceito modular do G5


A LG tinha-se deixado contagiar pelo sonho do smartphones modulares, mas parece que os resultados do G5 não têm estado à altura do esperado e a LG vai regressar ao processo tradicional, de criar um smartphone "sem extras".

O conceito de um smartphone (e não só) modular é boa, mas a sua implementação prática tem sido bastante mais complicada de conseguir - que o diga a Google, que depois de nos ir prometendo e adiando o Project Ara, lá acabou por cancelar o projecto.

No caso do G5 da LG o sistema era muito menos ambicioso que o Ara da Google, mas ainda assim está sujeito a bastantes limitações (como ter que desligar/ligar o smartphone para trocar de módulos, etc.) Para além disso, uma das coisas que se tornaria atractiva para este conceito, que seria o de se poder utilizar estes módulos noutros smartphones que se viessem a comprar, implica que o fabricante adoptasse um design uniformizado que teria que manter por vários anos... o que também não facilita as coisas, num mercado em que os fabricantes gostam de apostar em designs diferentes para distinguir o produto do modelo anterior. Por isso, já começam a surgir notícias que referem que o LG G6 abandonará os módulos... marcando assim o ponto final (pelo menos por agora) nos sonhos modulares da LG.

Fica o caminho aberto para que a Motorola possa demonstrar a viabilidade do sistema modular nos smartphones... embora, com os preços que estão a ser pedidos para os módulos, parece-me que também eles em breve optem por regressar ao método tradicional não modular.

1 comentário: