2016/10/23

Modo 100% autónomo nos Tesla obrigará a pagar mais 8 mil dólares

A Tesla passou a incluir o hardware necessário para a condução autónoma em todos os seus automóveis, mas os compradores que quiserem tirar partido disso terão que pagar 8 mil dólares.

Não é a primeira vez que a Tesla se parece inspirar no conceito de pagar para desbloquear funcionalidades que já existem nos carros (até mesmo quando se trata de desbloquear capacidade extra da bateria) embora, na verdade, o problema não se limite à Tesla e seja prática corrente em muitas outras marcas automóveis.

A diferença é que a maioria delas não arrisca instalar todo um conjunto de câmaras, sensores e radar a não ser que o comprador pague por esses extras e opcionais; e na Tesla temos uma grande aposta de que a maioria dos utilizadores estará disposta a fazê-lo, com o hardware a vir instalado de origem... mesmo para quem não tiver pago por ele.

Quem quiser dar uso a esse hardware terá que pagar 5 mil dólares pelo "Enhanced Autopilot" (que sobem para 6 mil dólares no caso de ser uma opção desbloqueada após a compra do automóvel); a que se somam mais 3 mil dólares pelo "Full Self-Driving" (que passam para 4 mil se for opção desbloqueada após a entrega do carros). Ou seja, um total de 8 mil dólares para quem estiver a comprar o carro e quiser tudo isto; ou de 10 mil dólares para quem optar por o fazer mais tarde.

Serei só eu a achar que isto vai ser um grande incentivo a que muitos compradores (especialmente os que comprarem estes veículos usados e que venham com esta capacidade activada) se sintam tentados a recorrer a "hacks" e "cracks" para activar estas funcionalidades extra sem terem que pagar por isso? Não me surpreenderia nada... mas também não me surpreenderia nada ver a própria Tesla também decidir que quando um cliente vende o seu carro, as opções revertem à "versão base", para que o novo comprador tivesse que as desbloquear novamente. E isto enquanto nos deixa vender o carro... já que começou a ditar as regras sobre o que não será permitido fazer com estes veículos.

8 comentários:

  1. Por essas e outras é que eu sou fã da pirataria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há que poupar dinheiro no software, filmes e músicas de modo a que possa ter o hardware de última geração, afinal os programadores, actores e músicos vivem do ar!

      Eliminar
    2. Claro, 1800 euros num Pc e Windows e jogos piratas

      Eliminar
    3. Os programadores não vivem do ar mas também não precisam de ficar ricos com uma única app! De qualquer forma a questão é bem mais complexa do que vocês conseguem entender!

      Eliminar
    4. E enquanto houverem pessoas que pensam assim a Tesla terá os lucros garantidos e não admira que já estejam a usar os carros autónomos para nos sacarem até mais não!

      Bastava a maioria das pessoas serem um pouquinho mais espertas e o mundo poderia ser um lugar bem mais justo e bom para todos, mas infelizmente acho que nunca será assim!

      Eliminar
    5. Primeiro, não defendo esta táctica da Tesla.
      Segundo, os programadores não podem ficar ricos porquê? Só compra quem quiser, independentemente do preço, não são bens essenciais.
      Terceiro, passas a vida a gabar-te dos teus gadgets topo de gama e depois vens defender a pirataria? Sim o mundo seria um lugar bem melhor do que xicos-espertos como tu.

      Eliminar
  2. A justiça é difícil de manter é com tanta esperteza. Primeiro porque quase criminaliza o lucro. Segundo, porque não é só a app, é uma forma de rentabilizar o investimento em hardware, recursos humanos, investigação, com a diferença de não ser pago no ato da compra.

    ResponderEliminar
  3. A justiça é difícil de manter é com tanta esperteza. Primeiro porque quase criminaliza o lucro. Segundo, porque não é só a app, é uma forma de rentabilizar o investimento em hardware, recursos humanos, investigação, com a diferença de não ser pago no ato da compra.

    ResponderEliminar