2016/10/12

Notícias do dia

Samsung disponibiliza kit "anti-explosão" para devolução dos Galaxy Note 7; o Android 7.1 beta chega este mês; a Anker está prestes a lançar um HUD para automóveis; a Infineon compra a Innoluce para criar LIDARs de $100; o Dropbox para iOS já consegue adicionar assinaturas em PDFs; e dezenas de processos fraudulentos estão a ser utilizados para censurar a internet.

Antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que este semana temos um gadget um pouco mais incomum para vos oferecer: uma moldura para fotos em forma de coração que levita magneticamente.

Vendas de PCs continuam em queda há 2 anos consecutivos



O mercado dos PCs não dá sinais de recuperação e as últimas estatísticas referem que temos mais um trimestre negativo, o que significa que o sector tem estado em queda há dois anos consecutivos.


Ainda assim o resultado não foi mau para todos. Enquanto que a Apple e Acer perderam 13 e 14% face ao ano anterior, a Asus, Dell e HP conseguiram um ligeiro aumento nas vendas (2%) com esta última a aproximar-se das vendas da Lenovo, que permanece no topo da tabela por meros 0.5%. Mas no geral, a redução foi de 5.7%, o que representa menos 10 milhões de computadores vendidos neste último trimestre face ao ano anterior (que já tinha sido um mau ano.)


Centro IMAX VR abre em Manchester antes do final do ano


Lembram-se dos óculos StarVR que a IMAX vai utilizar para criar experiência VR de luxo? Pois bem, a IMAX vai dar-lhes uso ainda antes do final do ano, mas quem os quiser ver ao vivo terá que dar um salto até Manchester (e não me parece provável que se arranje nada mais perto nos próximos anos).

Ao contrário das salas IMAX tradicionais, este centro VR disponibilizará vários "pods" reconfiguráveis que visitantes utilizarão para explorar as experiências virtuais, podendo os mesmos funcionar em modo individual ou serem interligados para experiências multi-utilizador.

... Ora bem, lá teremos que dar uso às viagens low cost da RyanAir. (Provavelmente ficará mais caro o bilhete IMAX que a viagem ;P


Investigadores do MIT facilitam a impressão 3D com múltiplos materiais


A impressão 3D actual (a das impressoras mais acessíveis) é o equivalente a utilizar uma impressora monocromática onde imprimir outras cores obriga a parar a impressão para trocar o tinteiro, mas no MIT há quem já trabalhe no sentido de facilitar o processo de imprimir produtos em 3D com diferentes tipos de material - de modo a que peças complexas possam ser impressas de uma só vez (caso a impressora o permita, claro.)





Sony desmonta óculos PlayStation VR para nos mostrar o que lá está dentro


Os teardowns já se tornaram numa tradição para todos os novos produtos que são lançados, mas no caso dos óculos PlayStation VR a Sony optou por tomar a iniciativa e revelar-nos o que se esconde por dentro destes óculos de aparência simples.

Infelizmente ficam de parte os detalhes técnicos que poderiam interessar aos mais curiosos, mas... haverá certamente quem trate dessa parte assim que os PSVR chegarem ao mercado. Cá em Portugal deverão chegar às lojas já amanhã (e também já falamos de como os deverão montar quando chegarem a casa.)





Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)