2016/10/10

Panasonic mostra-nos botões wireless sem pilhas


A utilização de dispositivos sem fios pode ser cómoda, mas essa comodidade é conseguida à custa de outras "chatices", como a necessidade de recarregar baterias ou trocar pilhas. Não é essa a intenção da Panasonic, que está a trabalhar em botões sem fios... e sem pilhas.

A ideia de criar botões (e outros dispositivos) wireless que dispensem pilhas não é nova, e neste caso consiste no aproveitar do movimento mecânico de actuação num botão para gerar a energia necessária para o seu funcionamento e envio dos dados relevantes.

É precisamente pela necessidade de actuação mecânica - neste caso - que o método se adequa perfeitamente a botões de pressão, que poderiam ser colocados em cadeiras, sofás, permitindo o ligar/desligar de luzes e outros equipamentos assim que nos sentarmos; ou então em pequenos botões que se podem levar para qualquer lado sem qualquer constrangimento dos "cabos" e livre das preocupações de que as pilhas se acabem no pior momento possível.

O sistema poderá ser facilmente adaptado a muitas outras situações, como por exemplo, sensores nas portas, usando o movimento de abertura e fecho para gerar energia; e resolvendo a frequente situação de não ser fácil lá se fazer chegar electricidade (ou a da troca das pilhas).

A única parte mais chata é que a Panasonic ainda não avançou com uma data para a comercialização destes produtos, mas esperemos que seja para breve. (E já agora, alguém se arrisca a criar um rato wireless que seja alimentado pelos cliques feitos nos botões - ou usando uma esfera, ao estilo dos ratos mecânicos, para gerar energia? :)


4 comentários:

  1. Interessante. Para push button li à uns tempos sobre os Microbot Push. Botões de pressão controlados por wifi.

    ResponderEliminar
  2. Interessante. Para push button li à uns tempos sobre os Microbot Push. Botões de pressão controlados por wifi.

    ResponderEliminar
  3. Botões no protocolo Enocean. Já existem há pelo menos 10 anos. Cada botão de pressão tem um micro dínamo que produz energia suficiente para enviar um sinal de rádio frequência :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já falamos dos Enocean... em 2008. :)
      http://aminhaalegrecasinha.com/2008/01/interruptores-sem-fio-e-sem-pilhas.html

      Eliminar