2016/10/13

Sprayscape da Google deixa capturar imagens 360º em tempo real


Se já se interrogaram porque motivo as apps de captura de fotos a 360º não permitem fazer a recolha das imagens de forma imediata, vão querer experimentar este Sprayscape da Google, que finalmente nos permite fazê-lo.

A maior parte das apps de captura de imagens panorâmicas a 360º obriga-nos a vagarosamente ir apontando para diversos pontos virtuais espalhados em nosso redor, captando uma foto em cada um deles, e no final sendo todas combinadas para criar a imagem a 360º. Considerando a potência dos nossos dispositivos móveis, há muito que me interrogava sobre o que estaria a impedir que este processo fosse feito em "tempo real" usando vídeo em vez de fotos... e mais uma vez, parece que alguém estava a ouvir a minha ideia e se deu ao trabalho de a tornar realidade.

O Sprayscape foi criado pelo Google Creative Lab como Android Experiment, mas o que interessa é que funciona e permite uma abordagem mais dinâmica e criativa do processo de captar imagens a 360º.

Em vez das vagarosas fotos nos pontos certos, o Sprayscape permite-nos ir adicionado imagens em tempo real à nossa foto panorâmica, bastando manter o dedo pressionado (ou ir pressionar o dedo ao estilo "disparador" para ir criando diversos efeitos). E se acharem a ideia interessante mas quiserem fazer alguma alteração... também podem, pois o Sprayscape é open-source e está disponível no GitHub.


6 comentários:

  1. O resultado final é péssimo e isso vê-se no final do video. Que grande desilusão: Nem acreditei que esta aplicação foi criada pela mesma empresa responsável por um projeto como o Street View. Testei (Samsung S7) e o resultado final é péssimo. Faço captura 360 com câmara DSLR, lente fisheye, cabeça de tripé própria para a criação de panoramas esféricos 360 e sinceramente quando li a notícia julguei que todo o trabalho que tenho em montar todo o aparato para fotografar ia acabar, com um stitch "quase" perfeito em movimento, com um mínimo de qualidade, etc etc, mas afinal o resultado foi simplesmente o contrário. Testei várias vezes tanto no exterior como no interior e o resultado é simplesmente péssimo. Não sei qual foi o objetivo da Google em perder tempo com uma aplicação que não tem qualquer utilidade nem qualidade final nem mesmo por diversão. O resultado final é demasiado blurry e feio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi a "Google" mas sim uma divisão de trabalho da Google, o Creative Lab. Deve ser considerado como experimental, apenas isso. https://goo.gl/DuQmT2

      Eliminar
  2. Confirmo o péssimo resultado!
    Acho que o thumbnail do vídeo do YouTube partilhado é um bom resumo da (perdoem-me a expressão) bela bosta que esta app faz!
    Carlos acho que ainda não é desta que vamos abandonar os "tradicionais" métodos de captura 360º...

    ResponderEliminar
  3. Deve ser por isso (comentários anteriores) que não lançaram a app iOS!

    ResponderEliminar
  4. Ter em conta que esta é uma app que não foi feita para substituir as tradicionais, e que os resultados finais são para ser "artísticos"! :)

    ResponderEliminar
  5. Nada melhor do que a app nativa do telemóvel...mas sim esta engraçado o conceito, mais um projecto porreiro por parte de um googler :)

    ResponderEliminar