2016/10/19

T-Mobile multada em milhões por tarifários "ilimitados" com limites


A praga dos tarifários "ilimitados" com limites foi algo que por cá já originou várias batalhas que felizmente levaram ao seu extermínio; mas nos EUA a táctica ainda continua(va) a ser usada e isso valeu à T-Mobile uma multa de mais de 40 milhões de dólares.

A T-Mobile pode ter algumas coisas boas, mas infelizmente também recorre às técnicas que apenas servem para que os utilizadores considerem os operadores como "impérios do mal" sempre prontos e extorquir-lhes o máximo de dinheiro pelo pior serviço possível. Foi precisamente isso que fez com o ridículo anúncio de um novo tarifário "ilimitado" mais limitado que nunca, e que agora resultou numa multa de 48 milhões de dólares.

Mesmo assim ainda podemos considerar que a T-Mobile se conseguiu "safar" razoavelmente bem. É que deste valor apenas terá que pagar $7.5 milhões em multa efectiva; sendo que $35.5 milhões serão pagos em "dados adicionais e descontos" para os seus clientes (o que acaba por ser um valor "virtual" que não constitui realmente um pagamento); e mais $5 milhões em equipamentos (tablets, etc.) para a educação em áreas mais carenciadas.

O mais curioso (e preocupante) será ver que empresas como a T-Mobile a cometerem os mesmos erros, uma e outra vez, não tendo qualquer preocupação com o respeito pelos clientes. Será assim tão utópico imaginar que um operador de telecomunicações trate os seus clientes com dignidade e justiça, em vez de actuar tipo "feirante" em que o serviço é negociado caso a caso, e um cliente "chato" pode acabar a pagar metade do que outro utilizador menos habilidoso, pelo mesmo serviço?

Felizmente por cá já vamos tendo alguns operadores que parecem estar a apostar nessa seriedade... e os resultados fazem-se notar, com a preferência e real fidelização dos clientes (aquela que é conquistada e não imposta à custa do contratos de permanência.)

5 comentários:

  1. "Será assim tão utópico imaginar que um operador de telecomunicações trate os seus clientes com dignidade e justiça," isto não da lucro.

    ResponderEliminar
  2. Carlos tens de fazer uma notícia sobre a descontinuação dos tarifários da Vodafone. Basta leres um bocado no fórum em Forum "Vodafone >Serviços > Pré-pagos e Yorn" (ou link direto: http://forum.vodafone.pt/t5/Pr%C3%A9-pagos-e-Yorn/bd-p/Forum_2_4).

    A mim iam-me descontinuar um tarifário de 8,5€/mês para um de 20€ por mês, porque achavam que tinha mais vantagens para mim! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer , convém os clientes vodafone que tenham um serviço de mensalidade estejam atentos para as novas mudanças .

      Eliminar
  3. Realmente... querem aumentar-me o X em 9 cêntimos/semana, bem são "só" 9 cêntimos mas amanhã não sei se será 50...1...

    ResponderEliminar
  4. A T-Mobile que venha para Portugal, por cá usa-se e abusa-se dos clientes e a ANACOM pouco ou nada faz.

    ResponderEliminar