2016/10/04

Teclado TalkType da Baidu aposta na voz sem descurar tudo o resto


Teclados para os nossos smartphones há muitos, mas tenho que confessar que este TalkType da Baidu se arrisca a ser um dos mais completos e onde não falta nada - e onde nem a aposta na voz como forma principal de interacção impede que seja um excelente teclado "tradicional".

O TalkType é um teclado criado pela Baidu Research (um departamento de investigação do maior motor de busca na China) e aquilo que salta logo à vista é o facto de apostar na voz como elemento principal para a interacção, e prometendo reconhecimento de voz da melhor qualidade... embora não o possamos comprovar uma vez que não está oficialmente disponível no nosso país.

Se o teclado só funcionasse com voz dificilmente atrairia utilizadores, e por isso mesmo o TalkType não se esqueceu de que há alturas em que pode ser mais vantajoso escrever. Este teclado continua a disponibilizar um teclado tradicional (e com suporte para swipe), emojis, pesquisa de GIFs animados e resultados na web, temas visuais, e até a possibilidade de se usar a sua superfície como trackpad para mover o cursor e seleccionar texto.

Esperemos que exemplos como este sirvam para que os teclados oficiais nos smartphones e tablets comecem a evoluir a um ritmo mais acelerado, pois são uma das coisas que mais utilizamos no dia a dia, e que bem poderiam tirar proveito destas (e outras) funcionalidades.

4 comentários:

  1. Não consigo instalar , não me aparece na play store , esta aplicação é só para alguns países ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, para instalar cá tem que ser via apk directo de fontes não oficiais.

      Eliminar
  2. Portanto, nada de novo... Isto é algo disponível nos Windows Phone desde que me lembro... Tenho reparado que este blog tem preferências pessoas para tudo o que é Apple e Google e esquece-me da Micosoft, mais em concreto Windows Mobile. Tenho aqui lido muitas reviews sobre funcionalidades que dizem ser novidade mas que já há nos Windows Mobile há muito tempo..
    Para quando uma review a um topo de gama com Windows Mobile?
    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei desde quando te lembras dos Windows Phones, mas eu lembro-me (para não falar nas gerações "Pocket PC") bem dos Windows Phone 7 que deixaram os utilizadores pendurados sem actualizações; dos Windows Phone 8 onde novamente faltaram à promessa das actualizações "garantidas" para o Windows 10; e também de ver o próprio CEO da MS a dizer que os smartphones não eram, por agora, prioridade.

      De referir que eu fui um dos (poucos?) "fãs" dos Windows Phone quando surgiram, e foi com muita tristeza que assisti ao desastre após desastre com que a MS geriu a plataforma. Agora está simplesmente a pagar por isso...

      O último topo de gama deles já vai fazer 1 ano, e não se tem ouvido falar grande coisa do seu sucessor.

      A última esperança é que os eventuais "Surface Phone" façam um reset a toda a situação - mas não será fácil reconquistar a confiança de todos os utilizadores que foram enganados nas gerações anteriores.

      Quanto a coisas que já existiam nos Windows Phone, também há coisas que já eram feitas (e de forma ainda melhor) em sistemas como o Web OS, e até os Blackberry... Não é por se ter feito algo primeiro (ou até bem feito) que significa que se tenha sucesso nisso. Como bem sabemos, a Apple é perita em pegar em coisas já existentes e apresentá-las como sendo uma grande novidade...

      Eliminar