2016/10/25

Uber em Lisboa já contagiou as zonas periféricas


A chegada da Uber ao nosso país deu origem a uma revolução nos sistemas de transportes, e no caso de Lisboa essa transformação não se limita apenas ao centro da cidade.

A primeira viagem da Uber no nosso país foi feita a 4 de Julho de 2014, mas ao longo destes últimos dois anos a actividade da Uber tem-se espalhado a muitas mais áreas. A Uber "em Lisboa" já não funciona apenas em Lisboa, chegando também a Almada, Amadora, Cascais, Loures, Odivelas, Oeiras, Sintra e muito mais.

O serviço tem sido usado com frequência acrescida por pessoas que se deslocam de/para zonas com acesso mais limitado a transportes públicos, e a comprová-lo a Uber refere que actualmente, mais de 50% das viagens em Lisboa são iniciadas fora da zona de cobertura do Metro de Lisboa, e mais de 70% terminam a menos de 500 metros de uma estação. Dados que serão significativos em termos de planeamento das redes de transportes públicos - e que também merecem que se pense nos serviços como a Uber como complemento efectivo que possa actuar nas áreas onde não se justifiquem serviços de transporte público tradicionais.

Claro que também não nos podemos esquecer do peso que o turismo tem. Só este ano a Uber já transportou na capital Portuguesa pessoas de mais de 80 países diferentes, e nas minhas viagens recentes de Uber em Lisboa, à conversa com os motoristas, também estes confirmaram que uma percentagem significativa dos seus clientes eram turistas (mas também se notando um aumento da procura por parte dos portugueses.)

Vamos esperar que esta expansão possa continuar a acontecer no resto do país (a Uber também está presente no Porto e Faro)... pois só tenho pena que ainda não chegue à minha porta. :)


Para quem ainda não experimentou não custa nada experimentar (a primeira vez até pode ficar de borla) e depois já poderá ter uma melhor opinião sobre o serviço e porque motivo tanto tem dado que falar.

4 comentários:

  1. A primeira viagem de borla - aadm, ainda funciona, o site está bloqueado em portugal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda estão a bloquear? Como uso os DNS da Google não sinto esses bloqueios... De qualquer forma, usando a app dará sempre.

      Actualmente não sei qual será exactamente a promoção. Já foi a viagem, depois era 10€ de crédito, já esteve a 5€... vai variando.

      Eliminar
  2. Já chega Carlos, arcozelo e serzedo têm cobertura Uber

    ResponderEliminar
  3. Tenho usado cada vez mais no Porto... Serviço 5 estrelas até agora razões de queixa 0

    Ainda este domingo um uber disse que eu tinha sido o primeiro cliente português em 8 horas...acho que revela muita turista a usar uber :)

    ResponderEliminar