2016/10/07

VoCore2 é o mais pequeno router do mundo


Os routers não se medem aos palmos, ou será isso que somos forçados a dizer depois de espreitar o novo VoCore2 que promete continuar a tradição de sucesso conseguida com o original.

O VoCore2 é um verdadeiro microcomputador, com ênfase no "micro" (tem um tamanho pouco maior que uma moeda) e que corre OpenWrt/LEDE mas ficando totalmente ao dispor do utilizador, pois todo o seu software é open-source e pode ser utilizado para qualquer coisa que se queira fazer - dentro das limitações do seu hardware (com 128MB de RAM, 16MB flash e microSD, 2x Ethernet 100Mbps e WiFi 802.11n - ter em conta que em coisas como o microSD e Ethernet estamos a falar de ligações possíveis mas que não estão directamente integradas na placa base, mas podem ser adicionadas via "docks" adicionais).

Este micro-router wireless pode ser usado, por exemplo, para criarem um receptor AirPlay para música, ou um gateway VPN para acesso seguro à vossa rede, ou até um micro-cloud server onde podem guardar os vossos dados, num formato que pode ser transportado no bolso para qualquer lado (uma das opções até permite utilizar um destes VoCore2 embutido numa tomada ethernet na parede.)

O VoCore2 começa nos $12 mas as opções para AirPlay e restantes custam $29, e a  versão com a "Ultimate Dock" (que inclui porta USB, Ethernet, microSD, conversores AD/DA e mais) fica por $39, e sim... já me meti em despesas. :)





1 comentário:

  1. Olá. Será que me sabem dizer se a opção com porta USB permite ligar um hub USB e disponibilizar vários discos externos na rede?
    Obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar