2016/10/12

Western Digital lança SSDs WD Blue e WD Green


Com a aquisição da SanDisk a Western Digital entra finalmente no sector dos SSDs e os seus primeiros produtos aproveitam o nome de duas das suas famílias bem conhecidas: os WD Blue e Green.

Na prática esta primeira geração de produtos não passa do simples reaproveitamento de produtos da SanDisk, apenas com uns ligeiros retoques e alterações de firmware. O SSD WD Blue é baseado no SanDisk X400, e o WD Green é baseado no SanDisk SSD Plus.

Se no Blue temos um SSD destinado a competir na gama média, com velocidades de 540/500MB/s, capacidades de 250GB, 500GB e 1TB e preços de e $79.99, $139.99 e $299.99; nos Green o objectivo poderá enganar alguns dos fãs de longa data da marca. Tradicionalmente os Green são discos que valorizam a eficiência energética e o baixo consumo, mas nesta versão SSD os Green têm apenas como preocupação a redução de custos, pelo que dispensam uma cache RAM, o que lhes dá prestações mais reduzidas e... consumos mais elevados em utilização.

Resta esperar que o preço seja realmente compensador para quem quiser poupar alguns euros, mas para isso teremos que aguardar mais um pouco, pois o preço não foi ainda revelado (mas considerando que o WD Blue de 250GB se situa nos $79.99, é óbvio que os Green tenham que ficar bastante abaixo disso.)

3 comentários: