2016/11/17

Apple pode usar OLEDs apenas no iPhone Plus de 2017 por falta de capacidade de produção


No iPhone 7 a Apple parece ter chegado ao limite do que é possível fazer com os ecrãs LCD, e para a próxima geração a opção será dar o salto para os OLED; no entanto, embora pareça ser esse o desejo da Apple, a capacidade de produção dos fornecedores poderá obrigar a que estes ecrãs apenas sejam aplicados ao iPhone Plus.

A transição para os OLEDs é algo que há muito tem sido falado, mas cuja implementação ia sendo adiada precisamente devido à falta de capacidade de produção. Para se ter uma ideia, diz-se que a Apple estará disposta a fazer uma encomenda inicial de 100 milhões de ecrãs OLED à Samsung, para um ano - e não parece que a Samsung tenha capacidade para tal.

Este factor, a par da falta de capacidade de outros fornecedores, como a LG, Sharp e Japan Display, que estão a preparar linhas de produção de ecrãs OLED para smartphones mas que não estarão prontas a tempo do lançamento do iPhone "8", poderá fazer com que a Apple aplique o ecrã OLED apenas ao iPhone Plus. Se tal vier a acontecer, será um factor adicional de diferenciação, tal como no passado foi a inclusão do sistema de estabilização óptico das câmaras, ou a utilização de duas câmaras.

Para além do ecrã OLED, este futuro iPhone 8 Plus deverá fazer desaparecer as margens laterais, e o botão Touch ID (que no iPhone 7 já deixou de ser "físico") deverá ficar completamente integrado no vidro frontal - podendo até ficar escondido atrás da área visível do ecrã.

... A mim só me parece que esta solução da Apple se arrisca a criar outro problema: a de fazer com que ainda mais fãs optem pelo iPhone Plus em vez do iPhone "normal", o que continuaria a deixá-los na posição complicada de não ter capacidade de entrega para os modelos mais procurados.

5 comentários:

  1. La está, sempre com desculpas, quero ver a desculpa lá para 2017 quando nenhum tiver OLED...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes ir já pensando na resposta que vais dar... caso tenham. :)

      Eliminar
    2. Não vão ter OLED

      Eliminar
    3. É bom ter tantas certezas na vida. Pela minha parte, gosto de deixar as possibilidades em aberto. Com sorte, cá estaremos ambos para ver se as tuas certezas se confirmam.

      Eliminar
    4. Só por ser um assunto que tinha ficado marcado na agenda: iPhone X com ecrã OLED.

      Parece que as "possibilidades" venceram as "certezas absolutas"...

      Eliminar