2016/11/24

Apple tem ferramenta especial para recuperar dados dos novos MacBook Pro


No novo MacBook Pro a Apple optou por usar memória e SSD integrado directamente na motherboard, mas com essa opção surge a necessidade de tratamento especial para recuperar os dados no caso de avarias e isso não ficou esquecido.

Ninguém está livre de sofrer uma avaria no seu computador (e daí a importância crítica de ter uma política de backups adequada) mas tradicionalmente, quando um computador se avaria - assumindo que a avaria não foi no disco rígido ou SSD - temos um factor de descanso adicional, sabendo que se pode remover o disco desse computador avariado e ligá-lo a um que funcione para ter acesso aos dados.

Só que nos novos MacBook Pro, o que temos é um equipamento que mais se aproxima de um smartphone ou tablet; onde em caso de avaria não é possível "tirar o disco" para aceder aos dados. Se por um lado isto será sinal de que é mesmo imprescindível ter backups em dia, por outro lado até a própria Apple reconhece que isto poderá ser problemático, e por isso criou uma ferramenta que permitirá aceder aos dados mesmo nos casos em que uma avaria impeça o computador de funcionar correctamente.

É uma ferramenta que não estará disponível para o público mas estará ao dispor dos serviços de assistência técnica oficiais da Apple para salvaguardar os dados dos utilizadores que se virem nessa situação. Agora, só o tempo dirá se esta solução de copiar a integração dos smartphones e tablets num portátil será a mais produtiva, ou se seria preferível continuar a ter alguns dos componentes modulares, permitindo o seu upgrade ou, neste caso, uma fácil recuperação e transferência dos dados para uma máquina nova.

1 comentário: